Comissão aprova mudança nas embalagens de remédios

02/12/2005 - 16:27  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou na quarta-feira (30) o Projeto de Lei 530/03, do deputado Carlos Nader (PL-RJ), que cria normas de segurança para embalagens de remédios, produtos químicos e inflamáveis de uso doméstico. O relator na comissão, deputado Lupércio Ramos (PMDB-AM), defendeu a aprovação da medida, com emenda ao texto.
Segundo o projeto, os produtos caseiros que ofereçam riscos à saúde deverão ser comercializados em embalagens especiais que dificultem a abertura por parte de crianças menores de cinco anos, as principais vítimas de intoxicação doméstica.
As normas estabelecidas pelo projeto, se descumpridas, ficarão sujeitas às penas previstas nas legislações sanitária e de defesa do consumidor.

Intoxicação
Dados do Ministério da Saúde revelam que os acidentes com medicamentos são responsáveis por 28% dos casos de intoxicação humana registrados no País, sendo 35% deles entre crianças menores de cinco anos. Além disso, produtos de uso doméstico (hipoclorito, soda cáustica, amoníaco, ácidos, detergentes e outros) causam cerca de 9% dos casos de intoxicações - 18% entre os menores de cinco anos.
A emenda apresentada pelo relator determina que nos rótulos das embalagens constem informações para primeiros socorros e as seguintes advertências: "Cuidado: perigosa a sua ingestão" e "Conservar o produto longe do alcance de crianças". Para Lupércio Ramos, as advertências deverão conscientizar o consumidor sobre os perigos aos quais poderá estar exposto ao manipular ou consumir determinado produto.

Tramitação
O projeto, já aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família, tramita em caráter conclusivo e segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto limita anúncio de alimento causador de obesidade
Comissão rejeita inscrição de prazo de consumo de alimento
Greenpeace reivindica rótulo de óleo com soja transgênica

Reportagem - Maria Clarice Dias
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.