Educação aprova direitos e vantagens para jurado
02/12/2005 - 15:40
A Comissão de Educação e Cultura aprovou, na última quarta-feira (30), o Projeto de Lei 4714/04, apresentado pela Comissão de Legislação Participativa, que estabelece direitos e vantagens para o exercício da função de jurado. A proposta, que altera o Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3689/41), também extingue a obrigatoriedade do serviço do júri e cria o Dia Nacional do Jurado, a ser comemorado em 30 de março.
Benefícios
Pela proposta, o jurado terá direito a transporte gratuito para o fórum; segurança pessoal e familiar; pecúlio e pensão para seu cônjuge, se for morto em conseqüência dessa atividade; e contagem de tempo de serviço para aposentadoria.
A proposta foi sugerida pela União dos Jurados do Brasil.
O relator do projeto na comissão, deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), defende a aprovação da matéria. Para ele, é justo que se reconheça e valorize esse serviço prestado à coletividade.
Tramitação
Sujeito à apreciação do Plenário, o projeto ainda deverá ser analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Projeto elimina novo júri para condenado a 20 anos ou mais
Comissão aprova mudanças no processo penal militar
Reportagem - Oscar Telles
Edição - Sandra Crespo
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR