Tráfico de órgãos: comissão pedirá material para polícia
24/11/2005 - 20:16
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado vai solicitar à Polícia Civil do Distrito Federal e à Polícia Federal cópia do material apreendido durante operação conjunta realizada em outubro contra um escritório de advocacia do Rio de Janeiro. Um dos computadores apreendidos na operação mostra indícios de venda ilegal de órgãos humanos, segundo reportagem veiculada na imprensa.
A diligência policial foi pedida pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que investiga denúncias de contrabando e venda irregular de remédios de alto custo. A Comissão de Segurança decidiu ontem solicitar o material, por iniciativa do deputado Neucimar Fraga (PL-ES).
Fraga lembra que, no ano passado, a Câmara instalou uma CPI para investigar o tráfico de órgãos humanos, cujos trabalhos encerraram em novembro. O material apreendido no mês passado, segundo ele, pode ser importante para que a Comissão de Segurança Pública tome novas providências contra esse tipo de crime.
Notícias anteriores:
Transplante de órgãos pode ter regras mais rígidas
Projeto regulamenta prontuário médico
Tráfico de órgãos poderá ser crime hediondo
CPI vai encaminhar médicos a Ministério Público
Reportagem - Janary Júnior
Edição - Sandra Crespo
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.