Oposição critica depoimento e quer ministro na CPMI

16/11/2005 - 23:08  

Deputados de oposição ao governo consideram que as explicações do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, no Senado não substituem um depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, que deverá ser solicitado nas próximas semanas. O deputado Moroni Torgan (PFL-CE), por exemplo, afirmou que a fala do ministro na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) não respondeu as acusações de caixa dois na campanha do presidente Lula nem de irregularidades na prefeitura de Ribeirão Preto quando Palocci era prefeito. "A oposição guardou os indícios mais fortes – como documentos, testemunhos e outras acusações que incriminam o ministro - para quando Palocci comparecer à CPMI", adiantou.
O presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), concordou com a decisão da oposição de esvaziar o depoimento na CAE do Senado, pois considera que a comissão não é o foro adequado para o depoimento do ministro. "Acho que se fez muito bem quando se definiu que se deveria discutir apenas assuntos econômicos, pois a CAE seria um foro inadequado para discutir outros temas", argumentou.

Governistas
Já o deputado Carlito Merss (PT-SC), da base governista, ficou satisfeito com as explicações do ministro e considerou o depoimento "sereno e transparente". O líder do PCdoB na Câmara, Renildo Calheiros (PE), também elogiou o desempenho de Palocci, especialmente o fato de o ministro ter se colocado à disposição do Congresso para qualquer esclarecimento. "Eu acho importante, antes de tudo, a atitude dele, de se colocar à disposição da Câmara e do Senado para responder todas as questões. Achei que ele foi muito equilibrado nas respostas, passou segurança e convencimento", declarou. Renildo Calheiros acredita que a oposição não ficou satisfeita com o depoimento, porque "quer alimentar - e não resolver - as crises".

Notícias anteriores:
Palocci virá à Câmara na próxima semana

Reportagem - Mauro Ceccherini
Edição - Rodrigo Bittar

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.RB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.