Comissão aprova dose máxima de chumbo em tintas
11/11/2005 - 16:04
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou, na última quarta-feira (9), o Projeto de Lei 5334/05, do deputado José Roberto Arruda (PFL-DF), que fixa em 0,06% a quantidade máxima de chumbo permitida na fabricação de tintas e vernizes. O relator da proposta na comissão, deputado Jorge Boeira (PT-SC), sugeriu a aprovação do limite, que é o mesmo adotado em países como Austrália e Estados Unidos. "Considerando-se os malefícios que o chumbo pode causar à saúde humana e também ao meio ambiente, julgamos que a iniciativa é oportuna", recomendou o relator.
Importação e multas
Boeira apresentou duas emendas ao texto original, para corrigir detalhes da proposta. O relator estendeu a limitação também à importação de produtos com chumbo, para impedir a possibilidade da venda de produtos ilegais. Outro ponto que mereceu reparo foram as sanções. A multa prevista no projeto era de R$ 100 mil, independentemente do valor da mercadoria apreendida. O relator, porém, entendeu que esse valor poderia tanto ser irrisório para grandes indústrias, quanto inviabilizar financeiramente o fabricante que deseja corrigir sua atuação. Por isso, a multa fixada passou a ser a do valor da mercadoria apreendida.
Tramitação Reportagem - Marcelo Larcher
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - Malena Rehbein
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR