Direito e Justiça

CCJ aprova tipificação da obstrução no Código Penal

01/11/2005 - 18:21  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, na última quinta-feira (27), o Projeto de Lei 3180/04, do deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), que transforma em tipo penal a obstrução de ações judiciais ou policiais.
Segundo Biscaia, a obstrução ocorre quando o indivíduo, de má-fé e intencionalmente, coloca obstáculos à ação da Justiça ou da autoridade policial com o objetivo de inibir o cumprimento de uma ordem judicial ou uma diligência policial.

Lacuna
A obstrução, explica Biscaia, não se enquadra em nenhuma tipificação prevista no Código Penal (Decreto-Lei 2848/40). Não constitui crime de desobediência nem crime de resistência, porque o indivíduo não age com violência nem descumpre diretamente uma determinação legal, mas utiliza subterfúgios para obstruir a ação.
Como exemplo, o autor do projeto cita o caso de um dirigente de empresa que, intencionalmente, sonega informações relevantes a respeito de algo que, por lei ou por força judicial, deve prestar, e informa apenas aquilo que lhe interessa, ou ainda demora a prestá-las.
Para o relator do projeto, deputado Wagner Lago (PP-MA), a proposta preenche uma lacuna existente no Código Penal. "A previsão desse tipo penal é sem dúvida um instrumento que fortalecerá não só o cumprimento das ordens judiciais como também a instrução das investigações criminais", argumenta.

Punição
Conforme o projeto aprovado na comissão, o crime de obstrução será punido com um a três anos de detenção, além de multa. Essa pena será aumentada em 1/3 se a ordem judicial ou a ação policial não se realizarem em razão da obstrução.

Tramitação
O texto segue para discussão e votação pelo Plenário da Câmara.

Reportagem - Maria Clarice Dias
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.