Comissão de Seguridade vai debater medicina aeroespacial
27/10/2005 - 16:39
A Comissão de Seguridade Social e Família deverá promover uma audiência pública para discutir a inclusão da medicina aeroespacial entre as especialidades médicas. O requerimento para a realização do debate, apresentado pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), foi aprovado ontem pela comissão.
Deverão ser convidados para participar da audiência o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial (SBMA), Paulo Magalhães; o vice-presidente da SBMA, Carlos Gerk Filho; o major-brigadeiro médico do Comando da Aeronáutica, José Elias Matieli, além de representantes da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina.
Recomendação
No requerimento, Jandira Feghali enfatiza que a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) recomenda que os passageiros devam ser orientados e avaliados por especialistas com formação em medicina aeroespacial.
Também conhecida como medicina de altitude, a nova área de especialização médica estuda as modificações provocadas no corpo humano pelas alterações da pressão atmosférica ocorridas durante os vôos. No Brasil, existe apenas um curso de pós-graduação em medicina aeroespacial, ministrado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro.
A audiência ainda não tem data definida. Reportagem - Janary Júnior
Edição - Simone Ravazzolli
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR