Frentes vão participar de campanha sobre desarmamento
30/09/2005 - 17:37
Começa amanhã a propaganda gratuita em rádio e televisão sobre o referendo que vai perguntar aos brasileiros se eles são favoráveis ou contrários à venda de armas de fogo e munição no Brasil. Além da publicidade que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já está fazendo, sobre a votação que acontece no próximo dia 23, duas frentes parlamentares opostas vão usar rádio, televisão e imprensa escrita para conquistar os eleitores.
No rádio e na TV, a publicidade vai apresentar informações aos eleitores até o dia 20 de outubro. Cada frente parlamentar terá dois programas de dez minutos: às 7 horas e às 12 horas no rádio; e às 13 horas e às 20h30 na televisão. Na imprensa escrita, a propaganda pode ir até o dia do referendo, mas com limites: 1/8 de página no jornal, e 1/4 de página em revistas e tablóides.
Estratégia das frentes Reportagem - Fabricio Rocha
Um dos líderes da Frente por um Brasil sem Armas, o deputado Raul Jungmann (PPS-PE) reclama da falta de tempo e da crise política, que está roubando as atenções. Jungmann anuncia que a estratégia do grupo será demonstrar que, com menos armas, haverá mais vidas. "Em segundo lugar, vamos mostrar testemunhos de pessoas com destaque, como professores, médicos, artistas."
Já o deputado Josias Quintal (PMDB-RJ), da Frente pelo Direto à Legítima Defesa, teme que parte da mídia pressione a população em prol da outra frente, mas acredita no poder da informação. Quintal adiantou que vai falar, no tempo que terá disponível, do que considera um "erro": tirar do cidadão o direito de se defender, o que o Estado não faz. Ele também irá defender o próprio Estatuto do Desarmamento, dizendo "que é rigoroso, mas ainda está verde e nem fez efeitos", assinalou.
O Estatuto do Desarmamento (Lei 10826/03) proíbe o comércio de armas de fogo e de munições, mas prevê a realização do plebiscito em outubro deste ano para que a população ratifique a decisão incluída na lei.
Edição - Regina Céli Assumpção
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.