Senador boliviano sugere instituto de biodiversidade

Da Agência Câmara - 29/09/2005 - 17:21

O presidente do Parlamento Andino (PAN), senador boliviano Enrique Urquidi, sugeriu aos parlamentares da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul (CPC) e do Parlamento Andino que analisem a criação de um instituto sul-americano de biodiversidade, nos mesmos moldes do Instituto Andino de Biodiversidade, que já foi criado pelo Parlamento Andino.
Urquidi lembrou que se a América do Sul fosse apenas um país, teria 380 milhões de habitantes e a maior reserva de água doce e biodiversidade do planeta.

Integração Cultural

O senador sugeriu ainda a criação de um centro de integração cultural para promover a integração entre os povos dos países sul-americanos, sugestão que foi aprovada pelos demais parlamentares que participam da reunião da União Interparlamentar Sul-Americana, com parlamentares do PAN e da CPC.
Urquidi acredita que "a cultura, a educação, a ciência e a tecnologia são os melhores instrumentos de integração que temos". Essas iniciativas, segundo ele, poderiam "mostrar às populações de nossos países que existe muito mais semelhanças que diferenças entre as sociedades sul-americanas".
Durante a discussão da declaração da UIP Sul-Americana, os parlamentares incluíram o combate à miséria, à fome e à exclusão social como uma das prioridades do processo de integração.

A reunião prossegue na sala 19 da ala Senador Alexandre Costa, no Senado Federal.

Notícias anteriores:
Paraguai impede acordo sobre Parlamento do Mercosul

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura “Agência Câmara”.