Ministros explicarão possível queda na taxa de importação

28/09/2005 - 19:24  

Os ministros da Fazenda, Antonio Palocci; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, serão convidados a explicar na Câmara uma possível redução universal de tarifas de importação. O Brasil deverá apresentar a proposta na próxima reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), em dezembro, em Hong Kong.
O deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS), que sugeriu o convite, lembra que a proposta determina a redução das tarifas de importação de 35% para 10,5%. O pedido de Zimmermann foi aprovado ontem pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Comparação
Zimmermann comparou a proposta atual à executada durante o Governo Fernando Collor. Na ocasião, as tarifas de importação foram reduzidas, estimulando o mercado externo e retraindo a produção interna. "A redução proposta tem impacto de grande magnitude sobre a nossa produção interna e provocou o temor de que possamos assistir à situação semelhante àquela vivida no Governo Collor", afirmou o parlamentar.
Na opinião de Zimmermann, a indústria brasileira não têm condições de competir em pé de igualdade com as estrangeiras. Ele cita como obstáculos ao crescimento nacional a carga tributária superior à média mundial, os juros praticados no País e os problemas de infra-estrutura, que ampliam os custos de produção.

Convidados
Além dos ministros Palocci e Furlan, também serão convidados a participar dos debates:
- o sub-secretário de Assuntos Econômicos, Comerciais e Tecnológicos do Itamaraty, embaixador Pedro Carneiro de Mendonça;
- o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf; e
- o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas (Abimaq), Newton Mello.

A audiência ainda não tem data e local definidos.

Da Redação/NN

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.