Conselho lamenta fim da Secretaria dos Direitos Humanos

Da Agência Câmara - 21/09/2005 - 17:28

Em seminário promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência (Conade), Adilson Ventura, reivindicou há pouco melhor tratamento do governo federal às pessoas portadoras de deficiência. Ventura lamentou a edição da Medida Provisória 259/05, que extingue a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, cujas funções passam a ser acumuladas pela Secretaria-Geral da Presidência da República. "Não vemos as causas sociais ligadas às pessoas com deficiência serem tratadas com bons olhos. É um rebaixamento político, já que a Secretaria de Igualdade Racial e a Secretaria de Políticas para as Mulheres continuam com status de ministério", queixou-se.

Estatuto

Já o procurador regional de Direitos Humanos Eduardo Botão reclamou do Estatuto do Portador de Necessidades Especiais (Projeto de Lei 3638/00), analisado por uma comissão especial na Câmara. "A criação do estatuto não fará avançar o processo de igualdade de tratamento a essas pessoas", acredita.
O procurador cobrou a implementação do Decreto 5296/04, de dezembro do ano passado. "Fazer um estatuto seria um retrocesso", avaliou.

Carta

O deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que preside a reunião, entregou a Carta Aberta do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado hoje, ao sub-secretário de Direitos Humanos, Mário Mamede.

O seminário continua no plenário 11.

Reportagem - Adriana Resende
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura “Agência Câmara”.