Comissão aumenta tripulantes do Mercosul em barco nacional

16/09/2005 - 17:54  

A Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul aprovou ontem o Projeto de Lei 2453/03, do ex-deputado Rogério Silva, que aumenta de 1/3 para 50% o percentual de tripulantes oriundos dos demais países do bloco econômico em embarcações nacionais. A proposta, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), reformula disposições sobre a nacionalização da Marinha Mercante para introduzir maior flexibilidade quanto à cidadania dos empregados.
O relator do projeto, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), recomendou sua aprovação com base no Tratado de Assunção, documento que constituiu o Mercosul. Ele argumentou que a alteração ajudará na formação do mercado comum, ao promover a livre circulação de mão-de-obra e atender ao compromisso dos países-membros de harmonizar as respectivas legislações.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.