Rio Grande do Norte poderá ganhar nova universidade
16/09/2005 - 14:58
O estado do Rio Grande do Norte poderá ganhar uma nova universidade federal, caso seja aprovado no Congresso o Projeto de Lei 5792/05, do deputado Ney Lopes (PFL-RN). A Fundação Universidade Federal do Agreste (Fufag) terá sede no município de Nova Cruz.
Na opinião do autor da proposta, a Fufag irá beneficiar os 55 municípios que compõem a Mesorregião Agreste Potiguar. Contribuirá, segundo Lopes, para "auxiliar na arradicação da pobreza e na redução das desigualdades sociais e regionais, por meio da oferta de cursos de licenciatura, vinculados ao mercado de trabalho e à realidade socieconômica da área".
Inclusão social
De acordo com a Constituição, a expansão da rede de ensino superior e a ampliação de investimentos em ciência e tecnologia são objetivos centrais do governo federal, de forma a promover a inclusão social e a erradicação da pobreza. "A criação de uma universidade pública localizada na região agreste do estado do Rio Grande do Norte atenderá não só a esses propósitos, como também à demanda de uma região com economia e cultura peculiares e com um potencial turístico em franca ascensão", defendeu Lopes.
Tramitação Da Redação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - Sandra Crespo
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.