Começa reunião que analisará denúncia contra Severino
06/09/2005 - 15:45
Começou há pouco, na Corregedoria da Câmara, reunião que analisará as denúncias do empresário Sebastião Augusto Buani contra o presidente Severino Cavalcanti. Participam do encontro o corregedor da Casa, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), e o terceiro e quarto secretários da Mesa, respectivamente deputados Eduardo Gomes (PSDB-TO) e João Caldas (PL-AL).
Antes do início da reunião, João Caldas explicou que os três parlamentares trabalharão em sistema de colegiado para evitar insinuações de que o corregedor, por ser amigo de Severino Cavalcanti, poderia favorecê-lo.
Depoimento atenuou
Para Caldas, o desmentido do empresário Sebastião Buani de que teria pago propina ao presidente da Câmara, feito ontem em depoimento na Diretoria Geral da Casa, é "um atenuante" para as denúncias. As revistas desse final de semana trazem denúncia, atribuída ao empresário, de que Severino teria recebido dinheiro para manter com Buani o contrato para exploração comercial do restaurante do 10º andar do anexo 4 da Câmara.
Indagado se o presidente da Câmara deveria deixar o cargo, como pedem alguns partidos de oposição, Caldas afirmou que Severino saberá o que fazer. "Por sua experiência política, ele sabe até onde avançar e até onde recuar", disse.
O presidente da Câmara solicitou investigações sobre as denúncias à Polícia Federal e à Corregedoria-Geral da Casa. Em três notas oficiais, Severino Cavalcanti negou as denúncias.
A reunião é fechada e ocorre no gabinete da 2ª Vice-Presidência.
Leia a íntegra das notas:
Austeridade em gastos da Câmara
Criação da comissão de sindicância
Pedido de investigação à PF
Gestão de contratos da Câmara
Notícias anteriores:
Buani nega propina; Severino reafirma austeridade
Câmara rescinde contrato com a Buani & Paulucci Ltda.
Reportagem - Cassiana Tormin
Edição - Rejane Oliveira
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.