Projeto extingue pena para tributo pago sem multa de mora

02/09/2005 - 11:45  

A multa de lançamento de ofício (aquela cobrada por meio de auto de infração) poderá ser extinta nos casos em que o contribuinte pagou um tributo espontaneamente após o vencimento, mas deixou de quitar a multa de mora. A medida consta do Projeto de Lei 5641/05, apresentado à Câmara pelo deputado Francisco Dornelles (PP-RJ).
Atualmente, a multa de lançamento de ofício pode ser de 75% ou de 150% sobre a totalidade do tributo. Já a multa de mora é calculada em 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% do valor do tributo.

Limite de prazo
No caso da pessoa física que não efetuou o pagamento mensal do carnê-leão, o projeto prevê que a multa de lançamento de ofício será exigida apenas durante o ano-calendário correspondente. A legislação em vigor não estabelece limite para o período de incidência.
A proposta também limita ao ano-calendário correspondente a aplicação da multa de lançamento de ofício para as empresas devedoras do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova fim de desconto por pagamento antecipado

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5641/2005

Íntegra da proposta