Comissão aprova regras claras para negócios automotivos

26/08/2005 - 18:23  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou na última quarta-feira (24) o Projeto de Lei 3456/04, do deputado Giacobo (PL-PR), que estabelece regras claras para o sistema arbitral já previsto na resolução de litígios entre os fabricantes, montadoras e importadores de veículos e suas respectivas redes de distribuição.
A intenção é evitar os caminhos custosos e demorados da via judicial, sem entretanto excluí-los. O projeto altera a Lei 6729/79, que trata do tema, e estabelece as normas para as convenções entre as diversas partes em interesse nessa área comercial.

Ineficiência
O relator, deputado Osório Adriano (PFL-DF), lembra que a via arbitral já está prevista como recurso alternativo, mas esse mecanismo, salienta, sofre de ineficiência por falta de regras claras que lhe dêem amparo.
Com a inclusão de quatro parágrafos, o projeto estabelece, entre outras normas, que as convenções serão celebradas, obrigatoriamente, no prazo de 90 dias, contados da solicitação escrita formulada por uma das entidades à outra, contendo a justificativa necessária.
O parágrafo terceiro foi alvo de emenda do relator para incluir a faculdade de entrar na Justiça para dar prosseguimento à via arbitral, no caso de uma das partes se recusar a celebrar a convenção econômica.

Tramitação
O projeto está sujeito à análise em caráter conclusivo e ainda será votado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.