Audiência discute limite de tempo para cartões telefônicos

26/08/2005 - 18:07  

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realizará audiência pública para discutir a proibição de prazo para que o usuário de telefone celular pré-pago utilize os créditos ativados. A medida está prevista no Projeto de Lei 7415/02, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), em análise na comissão.
O requerimento do deputado Raul Jungmann (PPS-PE), aprovado na última quarta-feira (24), sugere que sejam convidados representantes da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das empresas operadoras de telefonia celular para debater o assunto. Na opinião de Jungmann, o projeto "representa um importante avanço para consolidar os direitos do consumidor no Brasil".

Afronta
De acordo com Pompeo de Mattos, o limite de tempo é uma afronta ao Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90). "Ninguém deve ser forçado a utilizar os créditos de seu celular para não perder o direito de uso de serviços pelos quais já pagou. O limite de tempo é uma estratégia para forçar a compra de novos créditos, o que é abominável", justifica o autor.
Em seu projeto, ele estabelece apenas o prazo de 90 dias para que o usuário compre novos créditos depois que utilizar as unidades anteriores, sob pena de perda da linha.

A audiência ainda não tem data marcada.

Notícias anteriores:
Comissão rejeita nivelamento de tarifas de celular

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.