Comissão rejeita nivelamento de tarifas de celular
25/08/2005 - 20:16
A Comissão de Defesa do Consumidor rejeitou ontem o Projeto de Lei 4547/04, da deputada Maria Helena (PPS-RR), que proíbe descontos e planos de tarifas para telefone celular. Na opinião do relator na comissão, deputado José Carlos Araújo (PL-BA), as prestadoras de serviços de telefonia móvel não são concessionárias públicas e "têm suas atividades baseadas nos princípios constitucionais da livre iniciativa e da liberdade econômica”. Além disso, explicou, "conceder descontos iguais para planos de serviços diferentes é inviável, já que os planos se caracterizam exatamente pela cobrança distinta e custos diferenciados".
A proposta tem o objetivo de garantir a todos os usuários os mesmos descontos, sem discriminação de plano de serviço. "As tarifas praticadas pelas operadoras beneficiam quem paga mais ou tem mais poder de compra", justifica Maria Helena. Entretanto, o relator considerou que o nivelamento de tarifas prejudicaria os usuários, em vez de favorecê-los.
Tramitação Reportagem - Antonio Barros
A proposta ainda será examinada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
Leia mais sobre propostas que tratam do assunto:
Operadoras podem ser proibidas de cancelar créditos
Projeto garante minutos não usados ao telefone
Projeto proíbe planos de tarifas de celular
Edição - Regina Céli Assumpção
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.