Finanças aprova incidência de ISS sobre parque temático

25/08/2005 - 15:30  

O Projeto de Lei Complementar 103/03, do deputado Ronaldo Vasconcellos (PTB-MG), aprovado ontem pela Comissão de Finanças e Tributação, prevê a incidência do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) sobre os parques nacionais, temáticos e congêneres, além de outros empreendimentos de atração turística com cobrança de ingresso para visitação pública. A proposta limita a alíquota incidente sobre esses serviços a 2%.
O relator da matéria na comissão, deputado Francisco Dornelles (PP-RJ), considerou correta a proposta pelo fato de incluir no campo de incidência do ISS atividades que, no seu entender, já deveriam estar sujeitas ao pagamento do imposto. Para ele, a limitação da alíquota a 2% impede que esses serviços sejam onerados em demasia.

Impacto zero
Quanto ao impacto sobre as receitas federais decorrentes dessas atividades, o relator acredita que será próximo de zero. Ao citar a limitação da alíquota, Dornelles observou que, mesmo indiretamente, a possível redução na arrecadação de tributos de competência da União, decorrente de uma menor visitação pública, seria absolutamente inexpressiva.

Tramitação
O texto segue para votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será analisado pelo Plenário.

Reportagem - Sandra Crespo
Edição - Newton Araújo Jr.

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.