Lando quer explicações sobre ofensa de deputados a CPMI
18/08/2005 - 19:05
O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Compra de Votos, senador Amir Lando (PMDB-RO), quer explicações sobre as declarações dos deputados do PFL Antonio Carlos Magalhães Neto (BA) e Onyx Lorenzoni (RS) de que a CPMI seria a "CPI do Abafão". Lando declarou que não aceita qualquer afirmação injuriosa contra a comissão, e anunciou que vai pedir as notas taquigráficas da CPMI dos Correios, onde as declarações dos dois deputados foram feitas.
Lando convocou reunião da CPMI para a próxima segunda-feira (22), às 19 horas, quando os parlamentares analisarão requerimentos e a agenda para a continuidade dos trabalhos.
Fundo partidário Reportagem - Oscar Telles
Antes do encerramento da audiência pública da CPMI da Compra de Votos, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares explicou ao deputado José Divino (PMDB-RJ) que o PT não ofereceu o fundo partidário como aval dos empréstimos para cobrir as dívidas de campanha porque as operações não eram contabilizadas.
O fundo partidário é repassado anualmente pelo Tribunal Superior Eleitoral de acordo com a representação de cada partido na Câmara. No ano passado, o PT recebeu R$ 48 milhões.
Delúbio também disse que pretendia pagar as dívidas do PT com uma campanha entre filiados e pessoas físicas.
Edição - Francisco Brandão
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornaalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.