Deputado defende projeto sobre uso de biocombustíveis

11/08/2005 - 13:36  

O deputado Enéas (Prona-SP) defendeu a aprovação do Projeto de Lei 3960/04, de sua autoria, que determina a substituição de combustíveis derivados de petróleo por biocombustíveis. A proposta tem parecer contrário do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Enéas falou durante a audiência pública promovida para debater seu projeto.
"O investimento em combustíveis renováveis é a única perspectiva de o Brasil dizer que o que temos é nosso. Nós nos tornaremos exportadores de combustível", disse Enéas. Ele criticou o relatório contra seu projeto e disse que a proposta é um incentivo para a produção de biocombustíveis no Brasil, que hoje em dia ele considera "canhestra".

Desmatamento
O ex-assessor parlamentar da Câmara e do Senado e especialista em economia mundial Adriano Benayon concentrou sua explanação em rebater a crítica de que o projeto de Enéas provocaria desmatamento. Para ele, pelo contrário, a substituição de combustíveis derivados de petróleo por biocombustíveis levaria ao reflorestamento de áreas hoje destinadas a pastagens e ao plantio de soja, por exemplo.
Segundo suas contas, seria necessário o incremento de 15,8 milhões de hectares para o atendimento da proposta em dez anos. Isso representa apenas um terço da área de lavoura brasileira, o que, segundo ele, é irrisório diante dos 250 milhões de hectares utilizados para pastagens.
Dois benefícios são vistos por Benayon no projeto. Primeiramente, áreas naturais de floresta poderão ser usadas para extração de biodiesel e o plantio de plantas nativas. O segundo benefício é que o subproduto da extração de óleo é um farelo que pode substituir tanto a soja quanto a pastagem na alimentação animal.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.