Direito e Justiça

Proposta classifica uso e venda de cerol como crime de perigo à vida alheia

23/09/2020 - 20:15  

O Projeto de Lei 3358/20 tipifica o uso, venda e porte de cerol ou linha chilena como crime de perigo para a vida ou saúde de outros, com pena de três meses a um ano de detenção.

O cerol é um composto de vidro moído e cola usado em linhas de pipas para cortar linhas de outros praticantes. Já a linha chilena é encerada com quartzo moído, pó metálico ou óxido de alumínio, com o mesmo fim.

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Ordem do dia. Dep. Ricardo Silva(PSB - SP)
Ricardo Silva, autor da proposta

A proposta, do deputado Ricardo Silva (PSB-SP), inclui a tipificação no Código Penal. A pena vale mesmo para quem usa essas linhas para fins recreativos. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Silva afirma que há cerca de 500 acidentes anuais com motociclistas provocados por pipas, sendo fatais em 1 em cada 4 casos. Esse tipo de linha também causa problemas na infraestrutura da rede elétrica, segundo relato da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), citado por Silva.

“Os tratamentos meramente cíveis e administrativos da matéria têm se revelado insuficientes para coibir tal prática de elevadíssima gravidade”, disse o deputado, ao defender a tipificação penal da conduta.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta