Costa Neto renuncia a mandato e relator nega acordo

01/08/2005 - 18:34  

O presidente do Partido Liberal, deputado Valdemar Costa Neto (SP), comunicou nesta tarde ao Plenário sua renúncia ao mandato parlamentar. Em nota, ele admitiu que errou ao aceitar dinheiro do PT para financiamento de campanha da coligação PT/PL sem exigir a documentação legal para comprovar a origem dos recursos. "A cada parcela cobrávamos a apresentação do documento de doação para oficializar a contabilização da doação, que não era encaminhado", disse.
Costa Neto isentou os integrantes de seu partido e os subordinados, assumindo toda a responsabilidade por ter, segundo ele, aceitado a pressão dos credores para pagar as dívidas com o dinheiro não-oficializado. Ele afirmou ter sido induzido ao erro pelo PT, mas disse que se despede do Plenário "com a humildade dos que erraram".
O agora ex-deputado também lamentou o que chamou de desvio dos objetivos da CPMI dos Correios na apuração do envolvimento do deputado Roberto Jefferson (PTB-SP) em casos de corrupção na estatal. Autor de ação contra Jefferson no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, Costa Neto anunciou que encaminhará ao órgão novas acusações contra o petebista. "Farei isso para que a honra do Poder Legislativo seja preservada", afirmou.

Sem acordo
O relator do processo que apura suposta quebra de decoro por Jefferson, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), também divulgou nota oficial hoje para negar os rumores de um possível acordo para cancelar as investigações. No final da semana passada, a imprensa divulgou que o PL teria consultado a Mesa da Câmara sobre a possibilidade de retirar a representação contra o petebista para evitar que ele provoque outras cassações ao revelar os nomes de deputados beneficiados com o "mensalão" - suposta mesada paga a parlamentares em troca de apoio ao governo em votações no Congresso.
A tentativa de acordo também foi desmentida pelo advogado de Jefferson, Irapuã Messias, e pelo presidente do PL.

Da Reportagem/RO

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. PR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.