Direito e Justiça

Oficiais de Justiça podem receber licença para portar arma

20/07/2005 - 14:18  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5415/05, da deputada Edna Macedo (PTB-SP), que autoriza o porte de armas de fogo pelos oficiais de Justiça. A proposta, que modifica o Estatuto do Desarmamento (Lei 10826/03), visa à correção do que a autora considera um "equívoco grave". Na opinião da deputada, o porte de armas pelos oficiais no exercício da profissão é uma necessidade. "Os oficiais de Justiça também se defrontam com situações de perigo que ameaçam o cumprimento de sua atividade. Esse fator causa sérios prejuízos à eficiência do poder público na prestação de serviços à sociedade", afirma Edna Macedo.

Legislação
A legislação atual permite o porte de armas por integrantes das Forças Armadas, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da segurança presidencial e das polícias civil, militar e federal. Todos esses profissionais têm o direito de portar armas mesmo fora de serviço.
Os guardas prisionais, os integrantes das escoltas de presos e os agentes de segurança privada, por sua vez, têm licença para porte apenas em serviço. Os oficiais de Justiça, pelo projeto apresentado, fariam parte desse segundo grupo.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara analisa diversas propostas sobre porte de armas
Porte de arma para advogados poderá ser autorizado

Da Redação/NN

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.