Câmara aprova oferta obrigatória de ensino de espanhol
08/07/2005 - 16:01
A Câmara aprovou em sessão extraordinária, na última quarta-feira (6), o Projeto de Lei 3987/00, do deputado Átila Lira (PSDB-PI), que torna obrigatória a oferta da disciplina Língua Espanhola nas escolas do ensino médio. Os alunos terão a opção de se matricularem ou não, mas as escolas públicas e privadas deverão ter a matéria em seus currículos. Já no ensino fundamental, a oferta da disciplina será facultativa.
Os deputados rejeitaram uma emenda, do Senado, que autorizava a realização das aulas de espanhol fora do horário regular de ensino.
Integração com Mercosul
De acordo com Átila Lira, o objetivo é permitir uma integração maior do Brasil com o Mercosul, pois, nas negociações, os tratados oficiais já são escritos em português e espanhol. Além disso, ressalta o parlamentar, o ensino do espanhol evitará o monopólio da língua inglesa entre os idiomas estrangeiros ensinados nas escolas.
Prazo
A implantação da lei será gradativa e deverá estar concluída em cinco anos, conforme prevê o texto. Na rede pública, as diretrizes do ensino do espanhol serão fixadas pelos Conselhos de Educação dos estados e do Distrito Federal.
Agora, o projeto só depende da sanção presidencial para entrar em vigor. Reportagem - João Pitella Junior
Edição - Regina Céli Assumpção
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.