Câmara aprova segundo projeto da reforma processual
07/07/2005 - 17:01
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem o Projeto de Lei 4724/04, do Executivo, que muda as regras do Código de Processo Civil relativas às formas de interposição de recursos e ao recebimento de recursos de apelação. A proposta, que integra a reforma processual acertada entre os três Poderes para agilizar o andamento de ações judiciais, foi aprovada em caráter conclusivo e agora será analisada pelo Senado.
Recurso de apelação
Relatado pelo deputado Inaldo Leitão (PL-PB), o projeto permite ao juiz não receber recurso de apelação quando a sentença estiver em conformidade com decisão já proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Outra modificação é a que proíbe a interposição de recurso contra despacho judicial, prática existente nos tribunais brasileiros. O relator lembra que despacho é uma manifestação destituída de conteúdo decisório - tais como intimações e solicitações de diligências -, ao contrário de uma sentença judicial.
Reforma judicial
A reforma judicial inclui vários outros projetos encaminhados à Câmara, um dos quais - o PL 4727/04, que altera normas relativas a agravos de instrumento (recursos usados para questionar decisões tomadas pelo juiz no decorrer do processo) - já foi aprovado pela Casa e encaminhado ao Senado. A reforma envolve alterações no Código de Processo Civil, na legislação trabalhista e nas normas sobre mediação de conflitos.
Notícias anteriores
Câmara vai avaliar 23 propostas para acelerar Justiça
Câmara aprova retenção de agravo para acelerar processo
Reportagem - Janary Júnior
Edição - Rejane Oliveira
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornaalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.