Deputada quer mudar o nome da Câmara dos Deputados

07/07/2005 - 08:59  

Proposta de emenda à Constituição da deputada Maria do Rosário (PT-RS) pretende alterar o nome da Câmara dos Deputados. Apresentada no final de junho, a PEC 419/05 propõe que o novo nome seja Câmara Federal.
A substituição tem como pano de fundo o crescimento da participação feminina na política brasileira. A deputada argumenta que as mulheres desempenham, em pé de igualdade, papéis antes reservados aos homens. Por causa disso, ela entende que o nome atual da Câmara deve refletir a evolução histórica que consagrou a igualdade entre os sexos.
"Faz-se necessário adotar uma nomenclatura neutra, abandonando uma denominação que não reflete a composição desta Casa", disse Maria do Rosário. Ela lembra que o Congresso possui 44 deputadas (de um total de 513) e oito senadoras (de um total de 81). Nos outros Poderes, a participação das mulheres também é crescente. "Pode-se dizer que hoje não há mais campo onde se exclui a presença feminina, que se faz sentir em qualquer meio profissional e em qualquer atividade", disse.

Tramitação
A PEC terá sua admissibilidade examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, será formada uma comissão especial para avaliar seu mérito.

Conheça a tramitação de PECs

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Rodrigo Bittar

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.