João Kléber lidera baixaria na TV pela quarta vez
13/06/2005 - 18:05
Os programas Eu Vi na TV e Tarde Quente, comandados pelo apresentador João Kléber na Rede TV!, conquistaram pela quarta vez a liderança no ranking da baixaria na TV. O resultado foi divulgado hoje pela campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania", da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
O nono ranking da campanha foi estabelecido a partir de 1.211 denúncias de telespectadores insatisfeitos com a programação da televisão brasileira, recebidas de 10 de janeiro a 3 de junho. Desde 13 de novembro de 2002, a campanha já recebeu 17.415 manifestações.
Denúncias
Somente no último ranking, os programas de João Kléber receberam 144 reclamações fundamentadas, por suspeita de fraude em diversos casos exibidos e pela exposição de seus participantes ao ridículo. O programa Tarde Quente também teve seu horário de exibição considerado impróprio pelos telespectadores.
O coordenador da campanha, deputado Orlando Fantazzini (PT-SP), avisa que encaminhará as denúncias ao Ministério Público, pedindo providências imediatas contra as diversas violações cometidas contra os direitos humanos.
O deputado conta que o apresentador chegou a entrar em contato com os organizadores do ranking há dois anos, preocupado com a repercussão negativa de seus programas, que já haviam liderado duas vezes a baixaria na TV. "João Kléber nos procurou com o objetivo de mudar o formato de seus programas. Infelizmente, isso não ocorreu", lamenta Fantazzini.
Novelas
Três novelas da Globo também aparecem no ranking. Senhora do Destino figura em segundo lugar com 74 denúncias, seguida de América, que recebeu 70 reclamações por exibir cenas com apelo sexual e maus tratos aos animais. Já A Lua me Disse ficou em quinto lugar com denúncias que apontam a discriminação aos povos indígenas.
O programa Pânico na TV, da Rede TV!, recebeu 43 denúncias fundamentadas, ficando em quarto lugar. Algumas das denúncias incluem as várias cenas em que as pessoas são expostas ao ridículo, além do uso freqüente de palavras de baixo calão.
Conheça o site Ética na TV, que divulga a campanha "Quem financia a baixaria é Contra a Cidadania". Da Redação/FB
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.
RCA