Bloqueio de identificação de chamadas poderá ser proibido

10/06/2005 - 19:39  

As operadoras de telefonia fixa ou móvel não poderão oferecer aos seus assinantes serviço ou equipamento de bloqueio de identificação de chamadas, se o Congresso Nacional aprovar o Projeto de Lei 5223/05, do deputado Jorge Gomes (PSB-PE). Na opinião do parlamentar, o bloqueio da identificação favorece o anonimato, o que viola os direitos e garantias dos cidadãos, sujeitos a trotes e ameaças.
O bloqueio permite à pessoa que faz a ligação a não identificação de seu número, mesmo que o receptor tenha instalado o serviço de bina (identificador de chamadas). A falta de identificação, ressalta o parlamentar, deixa o caminho livre para que seqüestradores, terroristas, traficantes e estelionatários usem telefones celulares e fixos em suas operações criminosas.

Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PL 3288/04, do deputado José Carlos Araújo (PL-BA), que também proíbe a não identificação de chamadas. Os textos estão sendo analisados pela Comissão de Defesa do Consumidor. O relator, deputado Dimas Ramalho (PPS-SP), sugeriu a rejeição dos projetos. O parecer do parlamentar aguarda votação.
Depois, as propostas deverão ser analisadas pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.