Câmara elege Augusto Nardes para ministro do TCU

17/05/2005 - 21:40  

O Plenário da Câmara escolheu o deputado Augusto Nardes (PP-RS) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) com 203 votos. Em segundo lugar na votação ficou o deputado José Pimentel (PT-CE) com 137 votos, seguido dos deputados Osmar Serraglio (PMDB-PR) e Carlos Nader (PL-RJ), com 75 e 55 votos, respectivamente. Em branco houve 7 votos.
A eleição, feita por meio de cédulas impressas, começou no final da tarde de hoje e contou com a participação de 477 deputados.
O administrador de empresas Augusto Nardes está no seu terceiro mandato de deputado federal. Sua indicação deverá passar ainda pelo Senado na forma de um projeto de decreto legislativo que será votado pelos senadores. A vaga que ele ocupará decorre da aposentadoria do ministro Humberto Souto.
O TCU é um órgão de assessoramento do Poder Legislativo em sua atribuição constitucional de fazer o controle externo. Entre as atribuições do tribunal estão apreciar as contas do presidente da República e realizar inspeções e auditorias por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou de comissão técnica ou de inquérito.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.