Agência Câmara promoverá chat sobre tarifas telefônicas
17/03/2005 - 15:04
A Agência Câmara de Notícias realizará, na próxima terça-feira (22), às 11 horas, um bate-papo pela Internet sobre o Projeto de Lei 5476/01, que acaba com a assinatura básica da telefonia fixa. Os interessados em participar da conversa deverão acessar o endereço www.agencia.camara.gov.br.
O relator da matéria na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, deputado Léo Alcântara (PSDB-CE), responderá às perguntas dos internautas em tempo real, direto de seu gabinete.
Acesso limitado
De autoria do deputado Marcelo Teixeira (PMDB-CE), o projeto tramita na Câmara há quatro anos, em conjunto com outras oito propostas que tratam do mesmo assunto. Pelo texto, os assinantes do serviço de telefonia fixa prestado em regime público pagarão apenas pelos pulsos e minutos utilizados de fato.
Teixeira argumenta que as altas tarifas praticadas a título de assinatura dificultam o acesso do cidadão de baixa renda ao telefone. O que, na avaliação do parlamentar, prejudica a universalização dos serviços estabelecida na Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9472/97).
Pedido de urgência
O projeto já foi aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor, onde recebeu um texto substitutivo do relator, deputado Luiz Bittencourt (PMDB-GO). Depois da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para apreciação pelo Plenário.
A proposta tem merecido atenção da sociedade e dos parlamentares. Nesta semana, integrantes da Comissão de Defesa de Consumidor anunciaram que vão pedir ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, a votação de um requerimento que propõe urgência para a tramitação do projeto.
Leia mais:
Seminário debaterá cobrança de tarifa básica de telefone
Da Redação/NN
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.