Unesco diz que Educação é um problema de Estado
22/02/2005 - 18:56
O representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Jorge Werthein, disse há pouco, na IV Conferência Nacional de Educação e Cultura, que o problema da Educação só será resolvido quando for tratado como uma questão de Estado e não de governo. Segundo ele, esse problema envolve aspectos que vão do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) até a falta de recursos para o setor no Orçamento da União. Ele afirmou que a solução depende do envolvimento da população, que é a principal interessada. Reportagem - Giuliano Cartaxo
Werthein disse também que, apesar de difícil, o problema da Educação não é impossível de ser resolvido. Ele citou os exemplos de Espanha, México, Coréia e Nicarágua, países onde até bem pouco tempo os índices de analfabetismo e subanalfabetismo eram altíssimos. Hoje, praticamente 100% da população desses países está alfabetizada.
O representante da Unesco convocou os participantes do encontro a discutir uma nova idéia de escola, que, além de ensinar o básico (ler e escrever), prenderia a atenção dos jovens, ensinando-lhes principalmente a viver.
Neste momento, está discursando o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, representando o ministro Gilberto Gil.
Edição - Wilson Silveira
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.