Lula pede fortalecimento do diálogo com Legislativo

15/02/2005 - 16:39  

Em mensagem enviada ao Congresso e lida pelo Primeiro secretário da Mesa Diretora, deputado Inocêncio Oliveira (PMDB-PE), na abertura dos trabalhos legislativos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu o fortalecimento do diálogo e a parceria com o Legislativo. "Nos dois anos que se passaram, desde que assumi a presidência, aumentou o respeito pelo Congresso, responsável por tantos avanços nas reformas e legislações para aprofundar a democracia e justiça social", afirmou.
A mensagem presidencial destacou, como exemplo dessa parceria, a aprovação da Lei das PPPs e da Reforma do Judiciário, que "deverão trazer resultados já em 2005". Outras iniciativas mencionadas foram as novas regras para a habitação e o uso do biodiesel. "O Congresso tem tido especial sensibilidade para iniciativas de caráter iminentemente social", elogiou.

Balanço
Na mensagem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um balanço de sua administração nesses dois anos, destacando que a política econômica obteve sucesso, citando como exemplo a queda do risco-país e o aumento do superávit no comércio exterior. Na área social, o presidente citou o programa Bolsa Família que, de acordo com os dados do Governo, já atinge 60% das famílias que vivem abaixo da linha da pobreza, beneficiando cerca de 6 milhões de lares.
Para 2005, Lula colocou como desafios o fortalecimento das políticas sociais, "contando com a ação livre, autônoma e responsável" do Legislativo. A conclusão da Reforma Tributária e a Reforma Sindical foram assuntos citados na mensagem como temas a serem debatidos no Congresso.

Reportagem - Francisco Brandão e Eduardo Piovesan
Edição -Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.