Direito e Justiça

Após audiência pública, relator de ações sobre frete mínimo diz estar próximo de decisão

28/08/2018 - 15:54  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Julgamento dos embargos de declaração da Ação Penal 470, o mensalão. Ministro Luiz Fux
Ministro Luiz Fux, relator das ações: questão jurídica envolve valorização do trabalho, livre iniciativa, livre concorrência e dignidade humana

Após audiência pública para discutir a política do preço mínimo do frete para o transporte de cargas, no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux disse estar mais próximo de uma decisão sobre o assunto. Ele é relator das ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs 5956, 5959 e 5964) contra a Medida Provisória 832/18, convertida em lei, que instituiu a política do preço mínimo.

A audiência reuniu representantes de órgãos da União, de entidades sindicais patronais e representantes de trabalhadores. As ações no STF têm por finalidade analisar a compatibilidade do regime estabelecido pela MP com a Constituição Federal.

Para Fux, entretanto, as ações envolvem problemas extrajurídicos, que foram tratados durante a audiência. “Em volta dessa questão jurídica de valorização do trabalho, livre iniciativa, livre concorrência, dignidade humana, temos fatores interdisciplinares, dos quais não temos o domínio”, explicou.

Outras ações
O ministro informou ainda que vai manter a decisão que suspendeu os demais processos sobre o mesmo assunto no Judiciário. A decisão proferida em junho buscou evitar decisões conflitantes sobre o tema nas primeiras instâncias. "Em nome da segurança jurídica, vou manter as ações suspensas, porque agora tenho mais elementos para decidir a questão”, disse após a audiência pública.

Da Redação - GM
Com informações do Supremo Tribunal Federal

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 832/2018

Íntegra da proposta