Regras para réu em estupro de menor podem mudar
02/07/2004 - 15:40
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania está analisando o Projeto de Lei 3502/04, para tornar absoluta a presunção de violência em crimes contra a liberdade sexual, como, por exemplo, o estupro. A proposta do deputado Carlos Nader (PFL-RJ) altera o artigo 224 do Código Penal (Decreto-lei 2848/40) para determinar que o réu não poderá apresentar prova em contrário, nos casos em que a vítima for menor de 14 anos ou deficiente mental.
Segundo Carlos Nader, como o Código Penal não específica se a presunção de violência, nesses casos, deve ser relativa (quando admite prova em contrário) ou absoluta (quando não é admitido prova em contrário), a controvérsia tem gerado insegurança jurídica. "Como a doutrina e a jurisprudência controvertem com relação ao caráter dessa presunção de violência, é preciso conceder tratamento legal ao tema", afirmou o autor da proposta.
Na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto de lei está sendo relatado pelo deputado Vicente Arruda (PSDB-CE), que ainda não apresentou o seu parecer. A matéria deverá ser submetida à apreciação do Plenário da Casa.
Reportagem - Mauren Rojahn
Edição - Regina Céli Assumpção
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.