Cidades e transportes

Beneficiários de financiamento habitacional podem ser escolhidos por sorteio

20/12/2016 - 12:20  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Veneziano Vital do Rêgo
Veneziano Vital do Rêgo: "A medida, de fácil implementação, será importante para coibir o uso meramente político dos programas"

Projeto de Lei 2829/15 do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) determina que a seleção de beneficiários de financiamentos habitacionais seja feita por sorteio eletrônico, com divulgação imediata.

A medida alcança os repasses no âmbito do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) (Lei 11.124/05) e todos os programas habitacionais com gestão ou financiamento da União.

Transparência
Para o autor, a iniciativa vai coibir desvio de recursos públicos. Ele observa que, apesar de exigir transparência, a legislação não especifica metodologia para a seleção das famílias que recebem dinheiro do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

“Trata-se de um aspecto muito importante, tendo em vista que os financiamentos no âmbito do SNHIS englobam, inclusive, a concessão de subsídios com recursos do fundo. A decisão de instituir sorteiros, de fácil implementação, será importante para coibir o uso meramente político dos programas habitacionais
de interesse social”, ressaltou.

A forma de participação no sorteio poderá ser por meio do cadastro nacional, que já é atribuição do Ministério das Cidades, mediante cadastro feito pela Prefeitura ou inscrição direta pelo pretendente.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição - Alexandre Pôrto

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2829/2015

Íntegra da proposta