Direito e Justiça

Lorenzoni retira prazo para MP oferecer denúncias contra agentes públicos

23/11/2016 - 21:19  

Assista ao vivo

O relator do projeto (PL 4850/16) que estabelece medidas contra a corrupção, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), retirou do substitutivo o prazo máximo de um ano para que o Ministério Público ofereça denúncias contra agentes públicos, depois de instaurado o inquérito.

A medida havia sido incluída na versão  anterior do relatório, por sugestão do deputado Esperidião Amin (PP-SC), como maneira de evitar investigações de cunho político contra prefeitos, vereadores e outros ocupantes de cargos públicos.

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) alertou, porém, que a medida poderia provocar a extinção imediata de investigações contra alvos da Operação Lava Jato no dia em que a lei entrasse em vigor.

“Temos dezenas de agentes públicos sendo investigados pela Lava Jato. Se aprovarmos isso, os casos daqueles que não forem denunciados até o dia da aprovação desta lei estarão automaticamente arquivados”, sustentou.

Lorenzoni se disse convencido com o argumento e excluiu o prazo da proposta. “Está retirado o trecho. Vamos enviá-lo para análise da comissão que analisa mudanças no Código de Processo Penal”, informou. “A intenção do deputado Esperidião Amin é louvável, mas não encontramos um texto correto para a medida”, concluiu.

A reunião ocorre no plenário 2.

Mais informações a seguir

Acompanhe o debate também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube.

Reportagem - Antonio Vital
Edição - Marcelo Oliveira

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.