Direito e Justiça

Comissão aprova acordo internacional para facilitar pagamento de pensão alimentícia

23/08/2016 - 12:56  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o PL 5007/13 (PLS 346/2012), que altera a lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), para dispor sobre a implantação de faixa ou pista exclusiva para motocicletas em vias de grande circulação e fixar as velocidades máximas permitidas para esse tipo de veículo. Dep. Christiane de Souza Yared (PTN-PR)
Yared: a Convenção garante meios mais eficazes e céleres para a obtenção de decisões concernentes à prestação de alimentos e proporciona maior segurança jurídica às partes

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou acordo celebrado em Haia, na Holanda, para facilitar o pagamento de pensões alimentícias entre parentes que não vivem no mesmo país. 

O acordo pretende assegurar a eficácia da cobrança internacional de pensão alimentícia, por meio do estabelecimento de um sistema abrangente de cooperação entre as autoridades.

O texto aprovado é o do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 251/15 e ratifica a participação do Brasil na Convenção sobre a Cobrança Internacional de Alimentos para Crianças e Outros Membros da Família e no Protocolo sobre a Lei Aplicável às Obrigações de Prestar Alimentos. Os compromissos foram assinados pelo País em 2007.

Diligências no exterior
Atualmente, segundo o Executivo, um dos obstáculos à efetividade de decisões sobre ações de cobrança de alimentos é a realização de diligências no exterior e o fato de a execução da sentença se dar em uma outra nação. Assim, o processo encontra barreiras linguísticas, financeiras e jurídicas.

A Convenção encoraja os países signatários a permitir a efetividade das decisões, tais como a retenção do salário, o bloqueio de contas bancárias, a alienação forçada de bens, a informação aos organismos de crédito, dentre outras.

O governo brasileiro assinou o texto com algumas ressalvas, com a diferenciação para normas de pagamento de pensão alimentícia para maiores incapazes e idosos.

Relatora na comissão, a deputada Christiane de Souza Yared (PR-PR) disse que a Convenção garante uma proteção mais abrangente às crianças e outros membros da família. “As regras do acordo são oportunas e convenientes em relação à cobrança de dívidas alimentares. Os procedimentos deverão facilitar o pagamento de pensões e retirar entraves burocráticos”, justificou a deputada, ao recomendar a aprovação do texto.

Tramitação
O texto, que também foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, segue para análise do Plenário.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 251/2015

Íntegra da proposta