Ibope quer prazo menor para pesquisas eleitorais
13/05/2004 - 12:03
O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, pediu que a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) reduza para 24 horas o prazo para registro de pesquisas eleitorais. Atualmente, o prazo para o registro da pesquisa na Justiça Eleitoral e sua divulgação é de cinco dias.
Montenegro informou que o substitutivo do deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) ao Projeto de Lei 7293/02, sobre o assunto, não define esse prazo.
Problemas
O convidado explicou ainda que a falta de definição e o prazo longo trazem problemas para os institutos de pesquisa, e citou como exemplo os problemas ocorridos na última eleição presidencial. Segundo Montenegro, assim que o Ibope registrava uma pesquisa, entidades financeiras interessadas em especulação contratavam outro instituto para realizar uma pesquisa de uso interno e "aproveitavam esses resultados para especular no mercado financeiro".
O presidente do Ibope está participando de uma audiência pública na CCJ sobre o projeto (PL 7293/02) que aperfeiçoa o controle sobre a produção e a divulgação de pesquisas eleitorais. A reunião está ocorrendo no plenário 1.
Reportagem - Márcia Brandão
Edição - Natalia Doederlein
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851
Fax. (61) 216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.