Site da Câmara é TOP3 de política no prêmio Ibest

13/05/2004 - 10:30  

O site da Câmara foi classificado entre os três melhores sites na categoria política pelo IBest, conhecido como o maior prêmio da Internet brasileira. O vencedor do IBest de 2004 será conhecido na próxima terça-feira (18).
A Câmara dos Deputados disponibiliza em seu site os produtos desenvolvidos pelos quatro veículos de comunicação - TV, Rádio, Jornal e Agência de Notícias. Segundo o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio, essa é uma importante ferramenta de interlocução do Parlamento com a sociedade, uma vez que o jornalismo traduz todo o processo legislativo em informação sistematizada e acessível.
Durante a discussão da Reforma da Previdência, o site da Câmara chegou a receber 1 milhão de visitas por mês.

Tempo real
A Agência Câmara de Notícias, que divulga em tempo real as atividades parlamentares que ocorrem na Casa, registrou 147 mil visitas no mês de março de 2004, em uma média de 5.700 visitas nos dias úteis. O boletim eletrônico, editado no final do dia com as matérias consolidadas, possui 10 mil assinantes, entre eles todos os principais órgãos de imprensa nacional e regional e as maiores corporações financeiras, industriais, comerciais, de serviços e do setor agrícola.

Rádio, TV e jornal
A Internet tem sido também um instrumento valioso para a Rádio Câmara difundir o seu noticiário. Trabalhando há apenas um ano na divulgação do serviço, a Rádio conta hoje com 204 emissoras cadastradas, que reproduzem o seu material. Deste total, uma é de Angola, duas da Guiana Francesa (que faz fronteira com a região Norte do Brasil) e uma web rádio dos Estados Unidos (voltada para brasileiros).
Pelo site da Câmara, o usuário da web pode acompanhar ao vivo a programação da TV Câmara, ou rever os três jornais diários e os principais programas do dia ou de datas anteriores. Também é possível ler o Jornal da Câmara em formato eletrônico ou resgatar as edições anteriores.

Público infantil
Para o público infantil, a Câmara dos Deputados colocou no ar o "Plenarinho". Funcionando em fase experimental e com previsão de lançamento oficial para o fim deste mês, o site interativo tem uma agência de notícias e várias brincadeiras. Foram criados seis personagens que procuram desvendar para as crianças a Câmara dos Deputados, por meio de brincadeiras e informações básicas sobre como são feitas as leis e a história do Parlamento.

Atendimento ao cidadão
O cidadão tem um serviço de atendimento no site da Câmara - o "Fale Conosco". Através desse canal de comunicação, a Câmara dos Deputados recebe mensagens, reclamações, sugestões, denúncias ou propostas aos deputados, comissões parlamentares e aos diversos departamentos da Câmara. As consultas são respondidas pelo serviço da central de comunicação interativa, que integra também o serviço 0800, e as solicitações são encaminhadas ao parlamentar, comissão ou ao setor competente. Em abril, o serviço processou 3 mil mensagens. O passeio virtual pelas instalações da Câmara deve entrar em funcionamento em breve e as visitas guiadas podem ser agendadas pela Internet.

Reportagem - Cid Queiroz
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851 ou 216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.