Trabalho

Projeto regulamenta exercício profissional da ioga

71 Comentários Anteriores

  • Escrito por: Maurizzio Canali

    30/03/2016, 22h39

    YOGA LTDA OU YOGA LIVRE? Amigos profissionais de yoga e nobres deputados, O texto a seguir é um manifesto, que não é de minha autoria, mas com cujas ideias me alinho,e explica a razão pelo qual a maioria dos profissinais de yoga é contra esta regulamentação. Maurizzio Canali .’. (Vira) Como não posso postar o link aqui, peço que acessem o site da Aliança do Yoga e procurem pelo artigo: YOGA LTDA OU YOGA LIVRE?

  • Escrito por: giovana rodrigues di sena

    31/03/2016, 09h47

    totalmente desnecessário... já que quer preocupar com saúde, tem muita prioridade antes dessa... faça me o favor deputado.. vamos trabalhar pelo relevante.. os vários cursos de yoga não podem ser mensurados em nível de universidade ou algo que o valha relativos ao mec.. vc's não conhecem esses critérios para avaliá-los.. nunca viveram yoga como podem querer dar palpites..

  • Escrito por: Aurelliano

    31/03/2016, 09h49

    Olá. Só quero acrescentar que, há muitos profissionais donos de espaços de yoga que cobram anuidades como se fossem sindicados, mas, não fazem nada a favor da classe em relação aos direitos trabalhistas. Então, essas associações NÃO ME REPRESENTA e também a uma boa parte dos profissionais e sociedade.

  • Escrito por: Caio Costa

    31/03/2016, 15h35

    Senhor Deputado Carlos Bezerra, a palavra YOGA quer dizer UNIÃO COM DEUS, Yoga é uma ciência milenar intuitiva e não uma atividade física com afeitos mentais. Não existe e não é possível haver um curso regulamentado pelo MEC ou por qual quer outra associação, pois toda a essência da filosofia, das escrituras sagradas, dos deuses, dos estudos dos chakras, da movimentação do prana, dos estudos da composição corporal através dos doshas, das associações feitas a milhares de anos de partes do corpo com emoções sem comprovação ciêntifica e etc será perdido, até porque tudo isso envolve crença.

  • Escrito por: cleuza f. cordeiro

    31/03/2016, 15h48

    Olá. Acho muito salutar a regulamentação do profissional de ioga por instituição de nível superior, pois só assim, teremos um conselho profissional fiscalizador. A formação de um instrutor de ioga requer um currículo multidisciplinar, pois o ioga integra corpo, mente e emoções. A ONU já reconheceu a importância do ioga e designou um dia do ano para sua comemoração. Vamos regulamentar sim. Namastê. cleuza

  • Escrito por: CAIO

    31/03/2016, 16h14

    YOGA NÃO PODE, NÃO DEVE E NÃO VAI SER LIMITADO A INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS. YOGA TRANSCENDE TUDO ISSO.

  • Escrito por: Pedro Kupfer

    31/03/2016, 21h12

    YOGA, LITDA. OU YOGA LIVRE? MAIS UMA TENTATIVA DE SUBMETER O YOGA A FINS EXCUSOS. A bola da vez é “criação” do deputado Carlos Bezerra, do PMDB (uso as aspas para frisar que aqui não há nada de novo, nem no texto nem na intenção, que não seja abocanhar o Yoga em benefício de um único grupo, indo na contramão da história para criar uma reserva de mercado e para terminar de tolher, desvirtual e desfigurar o Yoga no nosso país. Faltou pesquisa ao nobre deputado. Projeto anti-democrático e inaceitável desde todos os pontos de vista.

  • Escrito por: Patricia Coelho

    31/03/2016, 22h14

    Como professora de Yoga, não confio nessas associações e acredito que essa regulamentação será contraproducente.

  • Escrito por: Patricia Coelho

    31/03/2016, 22h15

    Como professora de Yoga, não confio nessas associações e acredito que a regulamentação será contraproducente.

  • Escrito por: ZULENA A P NASCIMENTO

    31/03/2016, 22h28

    O Yoga não tem como ser limitado. É um conhecimento disponível para a humanidade assim sendo que seja livre como tem sido no Brasil.

  • Escrito por: Surya (Marcos)

    31/03/2016, 22h42

    Suspensão desse projeto já!!! O grupo de Instrutores de Yoga que participa dessa proposta não representa toda a família do Yoga no Brasil e em momento algum foi organizado um debate sobre o tema. Com certeza devem ter consciência de violar a ética profissional e yoguica ao colocar seus interesses pessoais acima do Dharma.

  • Escrito por: Java Carvalho

    31/03/2016, 22h43

    estas discussões correm fazem muitos anos... e, por vezes demonstram o lado que não gostaríamos de ver em nossa classe ( yogues) , porque acabam por fragar ditas 'correntes' ... nada mais do que instituições burocráticas que tentam enquadrar em sistemas burocráticos; o que é uma filosofia, fruto de estudo, dedicação e vivência coerente com a conduta, e, isto não pode ser feito por ditos Cursos acadêmicos... não dá para fazer 'fast' yoga.

  • Escrito por: Luciana

    31/03/2016, 23h10

    YOGA LIVRE sempre!!! como regulamenter e fiscalizar uma Cultura passada de geração em geração? não faz sentido, pois YOGA tem como um dos principios FAZER O BEM,preservar a vida, a não violencia, etc, é o que a humanidade mais precisa hoje. REgulamenta-lo seria restringir que esta corrente do bem se espalhe melhorando a qualidade de vida das pessoas e diminuindo a violencia na sociedade. NAMASTÊ _/_

  • Escrito por: Marcela Maia

    31/03/2016, 23h11

    Sou profissinal de Yoga e gostaria de saber também com relação à fiscalização dos massoterapeutas, dos aromaterapeutas, dos profissionais do REIKI, dos terapeutas de florais, além dos profissionais de PILATES, enfim, gostaria de entender que se a lógica se aplica para um se aplicaria para todos estes casos é isso? Não compreedi bem as bases, onde poderia achar o projeto completo?? Grata.

  • Escrito por: Larissa Leal Gonçales

    31/03/2016, 23h11

    Sr. Deputado, em primeiro lugar: está falando em nome de quem? A comunidade de Yoga no Brasil não foi minimamente consultada, além dos lobistas que mais uma vez tratam o Yoga como mercadoria visando lucro. O Yoga vai muito bem na India e no mundo inteiro sem este tipo de "regulamentação" que não passa de reserva de mercado. Não, o sr e seu projeto não nos representa. Yoga transcende a ganancia destas "instituições" que o contataram. O Yoga Livre no Brasil vai muito bem, obrigado, e assim deve continuar!

  • Escrito por: Aline Freitas

    31/03/2016, 23h30

    Caro deputado, realmente não sabes nada sobre o que o Yoga representa. Yoga é uma filosofia milenar, MILENAR! E não aceito esse projeto.

  • Escrito por: Acarya Jinanananda Avadhuta

    01/04/2016, 00h35

    Namaskar ! Com muito carinho e respeito as boas vontades dos que estão atras desse projeto gostaria recomendar de parar de tratar de algo que não conhecemos. O Yoga que conhecemos e praticamos existe desde há 7000 anos e nunca fui colocado dessa forma mercantil,limitador e estéril. O yoga é Vida , É um estado de SER, uma filosofia... O tantra é tudo ... quem é essa pessoa qualificada a fiscalizar o Yoga, Tantra, Ayurveda? Sejamos humildes e que sejamos iluminados o bastante para não tentar trazer essa riqueza da humanidade nesse caminho estreito,materialista e francamente anti-yoga.

  • Escrito por: Everton Monari

    01/04/2016, 00h46

    Caro amigos, gostaria de manifestar minha indignação com este projeto. Primeiro, é evidente o total desconhecimento do que realmente é Yoga, por parte dos autores deste projeto. Hora, regular uma prática milenar riquíssima que trata das energias sutis dos seres, soa como querer engarrafar a energia dos Chakras ou vender um elixir para despertar a kundalini. Senhores, sugiro que faça um estudo antropológico, com profissionais qualificados e isentos de interesses de terceiros. Além do mais, nosso país não tem as mínimas condições de formar profissionais de Yoga em nossas universidades.

  • Escrito por: Fabio Goulart

    01/04/2016, 00h59

    O Yoga é uma tradição cultural e espiritual da Índia e a essência de toda tradição é a continuidade e este projeto de lei fere profundamente o Yoga enquanto tradição e,além do mais, sabemos bem quem são as pessoas por trás deles e seus interesses meramente financeiros, sem que haja qualquer comprometimento para com com o Yoga. Nós, professores de Yoga, não aceitaremos e iremos à luta contra esse PL.

  • Escrito por: Juliana F.

    01/04/2016, 06h57

    Como acredito que a maioria dos deputados seja leiga quanto ao que diz respeito ao Yoga, sugiro que busquem a opinião dos mais renomados professores de yoga do Brasil, que busquem a opinião dos instrutores de yoga de todo território. Um professor de yoga é muito mais do que alguém que possui uma verificação. É alguém que vivencia uma busca por autoconhecimento. Yoga não é algo que possa ser oferecido em universidades de qualquer forma, como se fosse mais um curso. É algo muito profundo. É uma transformação pessoal. Aconselho que busquem da comunidade do Yoga descobrir realmente o que pensam.

  • Escrito por: Lorena

    01/04/2016, 07h11

    Elaborar e/ou apoiar um projeto como esse só mostra falta de conhecimento do que realmente é yoga. Não se regulamenta estilo de vida, visão, ética, filosofia pessoal, auto-conhecimento. Yoga não é exercício físico e seu objetivo final não é promoção da saúde. A melhoria da saúde é apenas consequência da prática. São os alunos que fazem e reconhecem o professor e não apenas um papel de certificado.

  • Escrito por: Rafaela Bentes

    01/04/2016, 07h58

    Não apoio. Essa regulamentação não condiz com nenhum dos interesses de quem vive e trabalha com yoga.Deixem o yoga livre! Não somos prática física! Quem vos fala é uma professora de Educação Física. Não entendem do assunto, por tanto, não nos rotulem. Respeitem o interesse da população que entende de yoga.

  • Escrito por: Valeria

    01/04/2016, 08h29

    O yoga não pode ser tratado como uma simples ciência exata. Sendo praticante há mais de 15 anos, tendo recebido aulas de professores que atuam a 30 anos ou poucos meses no mercado,sei que yoga e feita da junção de ensinamentos sagrados com a interpretação e criação de quem absorveu e vivência a prática, e eu escolho quem me ensina da maneira que eu gosto. Pra simplificar yoga e como religião, se o sujeito não tiver afinidade com a escola,Professor( igreja, pastor) tem livre escolha para procurar uma que se adequar a ele. O yoga de vê continuar livre, como a 5 mil anos é!

  • Escrito por: Marina Rolla

    01/04/2016, 08h32

    Não apoio, tantas outras coisas muito mais importantes para vocês se preocuparem! O Yoga é uma é uma filosofia de vida e não algo a ser institucionalizado.

  • Escrito por: Iago Iriarte

    01/04/2016, 08h32

    a grande mesquinhez do ser humano é querer ter o controle sobre as coisas.

  • Escrito por: Valeria

    01/04/2016, 08h39

    O yoga não pode ser tratado como uma simples ciência exata. Sendo praticante há mais de 15 anos, tendo recebido aulas de professores que atuam a 30 anos ou poucos meses no mercado,sei que yoga e feita da junção de ensinamentos sagrados com a interpretação e criação de quem absorveu e vivência a prática, e eu escolho quem me ensina da maneira que eu gosto. Pra simplificar yoga e como religião, se o sujeito não tiver afinidade com a escola,Professor( igreja, pastor) tem livre escolha para procurar uma que se adequar a ele. O yoga de vê continuar livre, como a 5 mil anos é!

  • Escrito por: Luti

    01/04/2016, 09h22

    A yoga está ligada à auto-descoberta e não precisa de Conselho Profissional para isso. É absurdo o que está fazendo Deputado Carlos Bezerra!

  • Escrito por: Robson Oliveira

    01/04/2016, 09h27

    Posiciono-me CONTRA qualquer proposta de manipular o sagrado. Yoga não é apenas uma prática física, filosófica ou de autoconhecimento. É um caminho espiritual. Não se deve existir conselhos regionais para um caminho espiritual. Não são regras externas ao Yoga de devem regem o YOGA. São os princípios e preceitos inerentes ao YOGA que trazem isso em si. Seria leviano e de má fé se atuarem no viés proposto pelo Projeto de Lei 4282/16. Deputados, vosso serviço é ÚTIL e NOBRE quando posto em prol da população, porém dentro da vossa área de saber. Pratiquem Yoga e nos compreenderão. Namastê.

  • Escrito por: Priscila Maris

    01/04/2016, 09h40

    O Yoga não é um bem, nem um serviço. Não é algo que alguém possa possuir. Ninguém pode-se declarar proprietário do Yoga. Esta seria, no mí­nimo, uma visão incompleta, limitante e indigna do Yoga. Não concordo e não aceito. O YOGA É LIVRE.

  • Escrito por: Jamile Ansolin

    01/04/2016, 09h49

    Isso é um desserviço ao yoga que visa apenas interesses comerciais! Me dá calafrios de pensar onde isso pode nos levar... essa ação que "beneficia unicamente os burocratas aspirantes a cartolas que esperam uma fonte de renda pelo quadro que pretendem criar. O governo, por sua vez, tem um interesse em regulamentar as profissões, pois - indiretamente - isso pode ajudar à arrecadação de impostos nesse novo segmento de mercado."Pedro Kupfer O grupo que representa essas pessoas por de trás dessa ação não me representa e tampouco representa a maioria dos professores e praticantes de yoga desse pais

  • Escrito por: Tereza Freire

    01/04/2016, 10h00

    Como praticante de Yoga há 16 anos e tendo sido alunda de grandes professores e mestres que respeitam esta milenar tradição, afirmo que o Yoga no Brasil não precisa de nenhum tipo de conselho regulador! O que regula o ensino desta prática de autoconhecimento é o discernimento do aluno que consegue diferenciar o bom professor daqueles que apenas querem fazer desta linda tradição um mercado! Por uma Yoga livre!!!! #yogalivre

  • Escrito por: Carol Martorelli

    01/04/2016, 10h10

    Inicialmente, destaco que o texto do projeto é falho no momento em que coloca uma definição de Yoga que dá margem para a inclusão de diversas outras filosofias e práticas indianas (ou seria essa mesma a intenção? ~ironia). Ademais, restringir o acesso ao Yoga com essa burocratização e com reserva de mercado vai exatamente na contramão dos nobres e milenares ensinamentos milenares representados no Ioga. Eventual aprovação desse projeto seria um desserviço à sociedade brasileira e à milenar filosofia Iogue.

  • Escrito por: Guillaz Moreira

    01/04/2016, 10h19

    Yoga consiste numa prática espiritual surgida e plenamente desenvolvida desde muito antes do advento de instituições acadêmicas. Milênios de filosofia de vida e espiritualidad. Seus efeitos físicos/mentais são meros reflexos positivos dentro dessa filosofia. Impossível reduzir a prática a uma fiscalização. Mesmo porque a ciência não tem como mensurar grande parte de seus efeitos, estando eles em sua importância dentro do campo da metafísica. Assim,terão primeiramente que enquadrar todos os padres,bispos,pastores,sacerdotes de todas as religiões que hj tem inclusive isenção fiscal. Absurdo.

  • Escrito por: Kali Ananda Santarém de Oliveira

    01/04/2016, 10h20

    Isso é mais uma estratégia para arrecadar impostos! O Yoga é milenar e não tem como ninguém se apropriar dele e querer ditar regras! Isso é um absurdo senhor Deputado! Antes de querer criar uma lei deste tipo sugiro que estude sobre o assunto e crie leis que realmente sejam relevantes ao bem estar e à saúde da população!

  • Escrito por: Karina

    01/04/2016, 10h25

    Digo Não a este projeto de lei!!O Yoga precisa ser protegido como uma filosofia e ciência de autoconhecimento sem ficar a mercê de interesses econômicos,mercadológicos!!

  • Escrito por: Paula Pimenel

    01/04/2016, 10h28

    Não há meios para que este projeto represente toda a comunidade de profissionais do Yoga. Justamente por se tratar de um projeto que aprova a burocratização do Yoga, com vista no lucro, para deixar na mão de alguns pequenos grupos o direito de lecionar cursos profissionalizantes. O projeto não protege o público alvo do Yoga, como também, não oferece respaldo legal para aqueles que já atuam há anos como professores.

  • Escrito por: Karina

    01/04/2016, 10h32

    Um contrasenso!Yoga é ciência de autoconhecimento,filosofia de vida!Não pode ficar à mercê de interesses econômicos e mercadológicos!! Digo Não ao projeto de lei!

  • Escrito por: Paula Pimentel

    01/04/2016, 10h34

    Já nos itens I e II do Art. 4º encontramos defeitos. Não há como escolher critérios que definam que um curso possa ser autorizado ou visto como reconhecido, já que trata-se de uma cultura milenar com inúmeras vertentes. Então o item I não tem possibilidade de validação. No item II, não existem universidades de Yoga, e mesmo que se criasse uma universidade, o mesmo com relação a critérios aconteceria. Este item também não tem possibilidade de validação.

  • Escrito por: Guillaz Moreira

    01/04/2016, 10h37

    Yoga consiste numa prática espiritual surgida e plenamente desenvolvida desde muito antes do advento de instituições acadêmicas. Milênios de filosofia de vida e espiritualidad. Seus efeitos físicos/mentais são meros reflexos positivos dentro dessa filosofia. Impossível reduzir a prática a uma fiscalização. Mesmo porque a ciência não tem como mensurar grande parte de seus efeitos, estando eles em sua importância dentro do campo da metafísica. Assim,terão primeiramente que enquadrar todos os padres,bispos,pastores,sacerdotes de todas as religiões que hj se beneficiam inclusive de isenção fiscal.

  • Escrito por: Thaisy Bonilha

    01/04/2016, 10h52

    NÃO ao PL-4282/2016. Projeto que visa burocratizar, rotular, restringir, limitar e se apropriar de uma tradição, uma filosofia, uma arte de viver. "Yoga é uma disciplina que pode desvelar a essência humana. Ele existe para nos mostrar quem somos, para nos ajudar a viver e evoluir nesta vida. Está, portanto, mais vinculado com a arte de ser, com a auto-descoberta, a transcendência dos condicionamentos e a iluminação, do que com questões burocráticas ou econômicas. [...] Regulamentar sem definir o que é, onde começa e onde termina o Yoga é algo impossível, inútil e sem sentido." Pedro Kupfer

  • Escrito por: Cleber Elias mafioletti

    01/04/2016, 10h54

    Gostaria de deixar meu parecer sobre esse caso e relatar que sou completamente contra. Prático yoga há cerca de dois anos, e como praticante vejo no yoga um divisor de águas na minha formação pessoal. Sou formado em uma graduação tradicional, na qual me ensinou técnicas para aplicar no mercado de trabalho, mas que nunca me ensinou como realmente o ser humano e o universo funcionam, agem e reagem. Discordo completamente que o yoga precise de uma "regulamentação" ou "institucionalização". O yoga já é uma arte muito bem regulamentada e institucionalizada pelos profissionais que fazem parte dela!

  • Escrito por: Mariana Maciel

    01/04/2016, 11h11

    O projeto não está alinhado ao propósito fundamental do yoga: liberdade, por isso é falho já em seu propósito. Esta regulamentação não exite em nenhum país, nem mesmo na Índia, região berço deste conhecimento.

  • Escrito por: luzialuna@gmail.com

    01/04/2016, 11h25

    O Yoga é um saber que está muito acima de qualquer conhecimento institucionalizado. Quem propõe tal acinte não conhece a essência livre e revolucionária do Yoga. O Yoga existe há mais de 5 mil anos sem nunca ter precisado de regulamentação. Nasceu na relação professor-aluno e assim deve continuar. Sua validade é dada pelo próprio aluno, ao perceber o quanto lhe faz bem. Não é possível regulamentar algo que se configura por uma atitude e uma essência, e não exclusivamente por técnicas. A quem interessa regulamentar o Yoga? Nenhum yogui autêntico desejaria engessar o Yoga.

  • Escrito por: Fabiana Silva

    01/04/2016, 12h22

    MANIFESTO REPÚDIO A ESTE PL. O Yoga é uma tradição milenar, quem vem sendo transmitida por uma linhagem de professores até chegar aos nossos dias. Sua forma de transmissão é pelo contato e convivência entre Professor e aluno, através de diversas práticas que não podem ser aferidas ou valoradas objetivamente, nem limitadas por regulamentos. Embora existam "formações" em Yoga, eu mesma já fiz 3 delas, quem está de fato inserido neste caminho espiritual que é o Yoga, sabe que ele não depende de "formação", mas do quanto sua mente se transforma nas práticas muito além do corpo. Harih Om

  • Escrito por: Daniela Faria

    01/04/2016, 12h52

    Não ao PL-4282/2016. O Yoga é um conhecimento que não pode ser avaliado, enquadrado ou limitado por nenhuma regulamentação. Este projeto não representa a intenção da comunidade do Yoga, que nunca necessitou de regulamentação ou institucionalização de qualquer espécie!

  • Escrito por: luciana

    01/04/2016, 13h22

    Me parece haver uma "ignorãncia" (no sentido de não conhecimento) por parte dos idealizadores deste projeto com relação a essência do YOga. Estudem e entendam antes de levar adiante este projeto sem noção.

  • Escrito por: Suzi Lopes Marques

    01/04/2016, 13h37

    O Yoga é um ensinamento profundo entre corpo, mente e espírito. Estar com o professor de yoga requer muito mais do que um certificado, mas disciplina, amor ao próximo e comprometimento com sua evolução e a do seu aluno! Não vejo como uma instituição possa ministrar este curso desta forma! Pelo YOGA LIVRE!

  • Escrito por: Tiago Bindewald

    01/04/2016, 14h04

    Percebe-se que o que há por traz disso é apenas interesse financeiro de grupos de empresários em dominar os lucros que a área crescente pode oferecer! Mais ainda do que a própria ignorância de tentar formatar, prender, possuir, algo que é livre, é muito mais profundo, que transcende ao palpável de qualquer pequena técnica padronizada...

  • Escrito por: Katia Gonçalves

    01/04/2016, 14h32

    A comunidade ligada ao yoga, incluindo os eminentes professores de yoga atuantes no Brasil, deveriam, obviamente, ser consultados antes de qualquer proposição que venha a interferir no acesso da população à prática e ao estudo desse conhecimento tradicional. Eu particularmente me posiciono contrariamente a qualquer regulamentação que priorize as instituições oficiais que levam à burocratização, à mediocridade e à hipocrisia quando tornam a busca pela obtenção de um mero diploma ou certificado como sinônimo de qualificação profissional, competência e eficácia.

  • Escrito por: tanise bidegain

    01/04/2016, 14h56

    Perguntei ao deputado Carlos Bezerra quais seriam os critérios para regulamentar e enquadrar uma prática milenar de auto-conhecimento. E para fiscalizar o "exercício da atividade de Yoga"?, quais seriam os critérios? Me parece haver, no País, questões e demandas bem mais prementes sobre as quais ele deveria se debruçar. Esqueci de perguntar se ele por acaso pratica yoga.

  • Escrito por: Thiago de Moura Cruz

    01/04/2016, 15h32

    "O texto define a atividade como qualquer metodologia prática, com origem na Índia, que conduza ao autoconhecimento." Esta definição por si só demonstra uma grande incompreensão sobre o que é Yoga e de forma generalizada, enquadra inúmeras outras atividades que não são Yoga, como por exemplo a Ayurveda. A proposta de cuidar da qualidade de ensino de Yoga é válida, mas neste modelo apresentado, a proposta não resolverá este problema e pelo contrário, irá complicar o trabalho digno e de qualidade de vários professores que aprenderam a ciência de Yoga em sua origem, na Índia.

  • Escrito por: Mônica Barcelos

    01/04/2016, 15h48

    Parece que é uma tentativa de aumentar a arrecadação tributária...

  • Escrito por: Laís Albuquerque Rodrigues

    01/04/2016, 17h34

    A primeira pergunta que me veio quando eu li essa proposta foi: Mas quem vai ser o fiscal? Swami Dayananda, Sivananda? Nossos professores que vivem essa filosofia no seu dia a dia, nos conduzem a valores. Não tiveram a grande ideia de serem professores quando alguém os perguntou o que queriam ser quando crescer. Acredito que o nosso caminho é deixar claro que Yoga não é uma meia dúzia de exercícios, que continuemos nessa tecla e espalhemos isso para todos. Que é um eterno olhar-se, observar-se, perceber padrões e condicionamentos. Todas as vezes que eu percebo que existe um entendimento distor

  • Escrito por: Fernanda Vieira

    01/04/2016, 17h43

    Só praticando muito yoga pra limpar essa energia hein? Gostaria de saber, Sr Deputado você pratica yoga? O que levou o Sr a fazer essa proposta? O Yoga é uma tradição milenar e muito respeitada, todos os praticantes de yoga são conscientes sobre as suas escolhas e prátias, sinto que temos muitos assuntos para colocar nossa energia nesse amado Brasil, façamos um momento de silencio e reflexão sobre as nossas ações e karmas!!

  • Escrito por: Zuleica Salazar

    01/04/2016, 20h25

    Como vão fiscalizar o autoconhecimento? Não ao PL-4282/2016.

  • Escrito por: Juliana Novais

    01/04/2016, 21h42

    Prezados, seria bem interessante deixar o Yoga em Paz... Q regulamentação pretendem dar? Sabem sequer o que é o Yoga? Por favor, pratiquem por 6 meses e depois voltem à discussão. Tudo de OM_/_

  • Escrito por: ronaldo josé marques

    01/04/2016, 22h35

    A lei dos homens existe para quem não entende e não aplica a Lei de Divina. O Yoga está na esfera de DEUS. Todos os praticantes estão conscientes de sua caminhada em direção a Divindade e a manifestação da Lei Divina. Então não existe a necessidade ser regido pela lei dos homens. O Yoga é o movimento cósmico, à dança cósmica, Lila. Abraço Cantante e dançante

  • Escrito por: mara pitta

    01/04/2016, 22h58

    Sr.Deputado Foi com grande surpresa que recebi a noticia de seu projeto de lei acerca da regulamentação do Yoga no Brasil, pois tal proposta é inerente à filosofia original do YOGA. O Yoga por natureza respeita a diversidade de estilos e práticas, não existe um estilo que seja mais digno ou mais representativo desta ciência milenar. Veja o senhor que na India, berço do Yoga, coexistem harmoniosamente diferentes estilos e escolas. Sou praticante de Yoga há 21 anos e professora há 10, portanto tenho propriedade para lhe garantir que o projeto de lei 4282/2016 é um desserviço e um desrespeito ao

  • Escrito por: João Evangelista

    01/04/2016, 23h25

    O projeto pode até ter boa intenção, mas parece desconhecer o que é, na verdade, o caminho do/a Yoga. Yoga é filosofia, ética, conduta diária, disciplina, princípios alimentares... é um sistema complexo que não pode ser regulamentado dessa forma não só por possuir diversas vertentes de interpretação, cada qual com seu potencial, de acordo com o estado de consciência daquele que o busca. Yoga transcende em busca do espiritual. Nota-se que quem preparou o projeto desconhece Yoga em sua totalidade. espero que os movimentos tradicionais do/a Yoga, no Brasil, possam ser consultados.

  • Escrito por: Krystal Barros

    01/04/2016, 23h50

    Yoga não é simples educação física. É conhecer sua íntima conexão o com Deus que há em você. Está com medo que essa prática dissipe o amor entre as pessoas sr. deputado? Que propriedade o senhor tem? EscancArado interesse escuso, que vergonha! Esse PL não passará! Pratique yoga e verá o absurdo que é esse Pl. E olha que pratico yoga há apenas 1 mês. Seja mais pelo que realmente importa.

  • Escrito por: Yuri Levy

    01/04/2016, 23h58

    O projeto é incoerente. Além do mais,a doutrina do Yoga possui uma multifacetada abordagem de caráter subjetivo, filosófico, espiritual e cultural que vai além de especulações burocráticas e da necessidade (inclusive da possibilidade) de se institucionalizar o campo, cabendo apenas às tradições que representam o nortear de suas atividades. A incoerência da proposta já não se evidencia de hoje, sendo que no passado projetos idênticos já foram cancelados (4.689/2001, 2.548/2007 e 3.204/2012). A grande parte dos adeptos do Yoga sabe a quais interesses esse PL se vincula e repudiam a ideia.

  • Escrito por: Anna Maria

    02/04/2016, 15h42

    Inacreditável! Em plena crise ética, reinando no pais, em todos os setores e um projeto deste sendo votado? Sugiro que os representantes do povo pratiquem Yoga... a qualidade de suas ações serão muito mais elevadas!

  • Escrito por: Maíra Lacerda

    02/04/2016, 17h34

    Não ao PL-4282/2016. Não me representa! O Yoga não será institucionalizado para servir aos interesses de pequenos grupos. Não à lógica do capital! Yoga não tem nada a ver com isso!

  • Escrito por: Mario Cerqueira Lima

    04/04/2016, 13h05

    Senhores Senadores, acompanho os trabalhos desta Casa e tenho manifestado não apenas a minha opinião pessoal, mas a de pessoas com quem me relaciono e concordam que o "trabalho" feito por Vossas Excelências tem invadido limites perigosos graças à falta capacidade de pensar nos reais problemas da Nação. Sugestão: façam por merecer os salários que lhes são pagos e deixem que de nossas vidas cuidemos nós. Ninguém lhes deu o direito de dizer como devemos educar nossos filhos, por exemplo. Façam por merecer os votos de confiança que receberam e isto nos agradará.

  • Escrito por: aND

    04/04/2016, 13h25

    Regulamentar o Yoga, arte milenar, é como querer engarrafar nuvens. Sr. Deputado Carlos Bezerra, faça-me o favor, vá criar projetos de leis para melhorar a educação, segurança e/ou a saúde do nosso país. Abaixo a mercantilização do Yoga. NÃO AO PL-4282/2016.

  • Escrito por: Flávio de Lucena

    04/04/2016, 13h50

    NÃO AO PL 4282/2016. Creio que muitos Deputados deveriam dedicar algumas horas diárias ociosas à prática do Ioga ao invés de ficar tentando "inventar" algo para preencher seu vazio ocupacional. Se isso fizerem, em algum tempo, boas idéias começarão a surgir em suas mentes tacanhas!

  • Escrito por: Arnaldo

    05/04/2016, 06h42

    Ideia insana e desserviço ao país. Este senhor legisla sobre matéria da qual nao tem mnheum conhecimento. Em vez de promover absurdos como este deveria praticar, entender ou no minimo buscar quem de fato entenda para orienta-lo. Esta é a tragédia brasileira.

  • Escrito por: Diva Vieira de Paiva

    05/04/2016, 17h47

    Tenho 30 anos de profissão como professora de Yoga. Já realizei um sem número de Cursos e já li um sem número de livros. Digo que esse projeto não nos representa, precisamos de um outro que seja aberto, tolerante com as diversas formas de Yoga e filosofias e proteja a todos os antigos e novos professores de Yoga e outras culturas indianas no Brasil. Hare Om Tat Sat!

  • Escrito por: Mariana Soares

    09/04/2016, 12h21

    O PL 1. é vago ao definir Yoga e suas atividades profissionais;2.Não define o que é um curso de Yoga oficialmente autorizado ou reconhecido.Nem define quem autoriza e/ou reconhece esses cursos;3.Não define que tipos de associações poderão emitir o certificado de formação em Yoga.4.A grande maioria das associações de Yoga do Brasil não foi consultada e nem sabia da existência desse projeto.Um Projeto de Lei que afeta a vida profissional de milhares de pessoas deve ser amplamente debatido antes de ser apresentado na Câmara.A comunidade do Yoga não é passiva.Namaste!

  • Escrito por: Tales Nunes

    01/09/2016, 18h04

    O projeto de lei do 4282/2016 que propõe a regulamentação do exercício da atividade de Yoga é vago e dá margem a complicações sérias em sua aplicação.

  • Escrito por: Marcelo

    19/07/2017, 18h44

    Caros colegas, a regulamentação não impede você de trilhar seu estilo de vida, ética, auto-conhecimento, etc. Regulamenta que para ser dar aula, aplicar, tenha um mínimo de formação e responda legalmente pelos seus atos. Para que você possa ter sua academia ou ashram sem precisar de um professor de Ed. Física assinando. E não se entregue a Educação Física o que é da Yoga. Por acaso vocês tem "medo" sobre a sua formação? Ao criar segurança jurídica vai criar sim um mercado novo e mais organizado, dando muito mais seguranças para os praticantes e população.