TV Câmara vai premiar cineastas de Brasília
22/04/2004 - 12:05
Com o objetivo de incentivar a produção cinematográfica na cidade, a TV Câmara lança, neste ano, o Prêmio de Co-Produção. A premiação será concedida ao melhor diretor, na categoria vídeo, da Mostra do Cinema e Vídeo Brasiliense.
Como prêmio, o ganhador terá um projeto audiovisual com cinco diárias de uma unidade de gravação de imagens (cinegrafista, assistente de câmera e câmera DVCam, tripé, monitor, luz - conforme o material disponível) e 40 horas de ilha de edição de imagens.
O roteiro e plano de produção do projeto vencedor deverão ser aprovados por uma comissão formada por indicação da Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV) e do Núcleo de Vídeos Especiais e da direção da TV Câmara. Além disso, o vídeo será exibido pela emissora.
O prêmio da TV Câmara será entregue no final da Mostra, no domingo, após às 21h30.
A mostra
Promovida pela ABCV, a Mostra começou ontem e prossegue até dia 25. O encerramento será no Cine Brasília, com o resultado final do júri oficial, que é composto por profissionais da área.
Ao todo, serão exibidos 28 trabalhos finalizados em 2003. Desses, concorrerão ao prêmio da TV Câmara apenas os 12 trabalhos em vídeo. Os curtas-metragens produzidos em 16 mm e 35 mm não foram incluídos. "Achamos que o prêmio será mais útil para quem faz vídeo, porque são diretores que, geralmente, estão começando agora, que não têm muitas oportunidades de realização", afirma Guilherme Bacalhao, diretor do programa Curtas na TV, exibido pela TV Câmara, e um dos idealizadores do prêmio.
Bacalhao explica que o ganhador terá oito meses para apresentar o roteiro, a ser aprovado pela TV Câmara, e rodar o trabalho. "Apesar de não ser em dinheiro, o prêmio é muito significativo porque contempla grande parte dos gastos que mais pesam no orçamento de uma produção", diz o diretor.
Além de incentivar o trabalho dos cineastas da cidade, Bacalhao acredita que o prêmio vai promover uma aproximação entre o programa Curtas na TV e os realizadores do cinema brasiliense.
No ar todas as sextas-feiras, às 22 horas, o Curtas na TV de amanhã será dedicado à mostra.
Da Redação/ RCA
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza também material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.