Cidades e transportes

Câmara concede Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação

Geraldo Alckmin, Eduardo Paes e Jaime Lerner estão entre os agraciados

14/10/2015 - 00:24  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Entrega do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação
Solenidade de entrega do prêmio ocorreu nesta terça-feira, em seminário sobre mobilidade e transportes

Foi entregue nesta terça-feira (13) o Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação, que destaca políticas públicas eficientes no enfrentamento de problemas urbanos.

O secretário de Recursos Hídricos de São Paulo, Benedito Braga, recebeu o prêmio em nome do governador Geraldo Alckmin. A escolha foi feita por deputados da Subcomissão de Saneamento da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.

Braga avaliou como bem-sucedida a gestão da crise hídrica no estado. Ele ressaltou que o governo estadual fez investimentos de R$ 2,5 bilhões para viabilizar o abastecimento, além de ter avançado em parcerias público-privadas para solucionar problemas de esgoto do sistema Alto Tietê, que abastece a Grande São Paulo.

A entrega do prêmio, porém, foi pontuada por manifestação que apontaram para o deficit de abastecimento que atinge 3 milhões de pessoas no estado.

Benedito Braga, por sua vez, destacou a ação do governo diante da maior crise hídrica dos últimos 125 anos. "Os dados que nós temos mostram que, se não tivéssemos tomado as providências que tomamos, São Paulo teria entrado em colapso, ficado sem água. O que nós tentamos explicar aqui é que houve uma situação anômala, e mesmo assim, nós conseguimos gerenciar e, com a ajuda da população, ficar uma situação que hoje poderia estar muito, muito pior."

O Prêmio Lucio Costa fez parte da inauguração do 3º Seminário Internacional Mobilidade e Transportes (SIMT), parceria entre a Comissão de Desenvolvimento Urbano e a Universidade de Brasília (UnB), cujo tema é "visão integrada de mobilidade, uso e ocupação do solo".

Prefeitura do Rio
O presidente da comissão, deputado Julio Lopes (PP-RJ), destacou as iniciativas do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do ex-governador do Paraná Jaime Lerner, que também foram homenageados com o prêmio.

"O prefeito Eduardo Paes, em função da reabilitação do centro urbano do Rio de Janeiro, através do projeto Porto Maravilha. E Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, fez um excelente trabalho de organizar a mobilidade, tema esse que virou uma exportação de serviços de tecnologia com a implantação de BRTs no mundo inteiro", disse Lopes.

Categoria empresarial
Foram premiadas na categoria empresarial: as Organizações Globo, pelo programa "Cidades e Soluções"; a Riocard, responsável por implantar o bilhete único intermunicipal no Rio de Janeiro; e a Agência Goiana de Habitação.

Debate na Câmara
O Seminário Internacional Mobilidade e Transportes ocorre de quarta a sexta-feira na Câmara e vai reunir pesquisadores de Espanha, Holanda e Venezuela; além de gestores públicos, empresários, industriais e acadêmicos. Os debates vão enfatizar políticas para a mobilidade e para o uso e a ocupação do solo. As conclusões podem orientar investimentos, as obras e a melhoria da mobilidade sustentável nas áreas urbanas.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.