Câmara promove atividades para integrar comunidade em superquadra de Brasília
Ideia é resgatar princípios que nortearam a concepção urbanística do Plano Piloto, voltados para o bem-estar coletivo, e inspirar projetos semelhantes. Iniciativa será lançada com partida de futebol entre deputados e alunos de escola pública
24/09/2015 - 08:02

A 4ª Secretaria da Câmara dos Deputados lança hoje o projeto Quadra ConVida, com uma série de atividades nas áreas comuns da Superquadra 302 Norte de Brasília, que abriga apartamentos funcionais de deputados. O objetivo é promover a integração da comunidade local com a sua vizinhança. A programação de lançamento tem início às 8 horas e inclui uma partida de futebol entre parlamentares e estudantes da Escola Classe 302 Norte. Os deputados Tiririca (PR-SP), Deley (PTB-RJ) Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS), Felipe Bornier (PSD-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG) e o senador Romário (PSB-RJ) são alguns dos escalados para o amistoso. Deley, Danrlei e Romário foram jogadores profissionais de futebol.
A iniciativa marca a reabertura da quadra à comunidade, após a conclusão das obras de reforma realizadas nos nove blocos residenciais administrados pela Câmara e a consequente retirada dos tapumes. O evento do dia 24 terá início com uma solenidade na praça cívica da quadra, que contará com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do 4º secretário da Casa, deputado Alex Canziani (PTB-PR), do secretário de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório, e do administrador do Plano Piloto, Igor Tokarski.
A programação inclui apresentação do grupo Patubatê, plantio de árvores, inauguração do Ponto de Encontro Comunitário e uma série de atividades em tendas montadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), como oficina de musicalização com materiais recicláveis, recreação, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, avaliação física por bioimpedância e orientação esportiva. O Centro Cultural Brasil-Turquia, que celebrará nesse dia a festividade Sacrifício de Abraão, fará distribuição de carne bovina para trabalhadores de baixa renda que atuam na quadra.
Parcerias
O projeto Quadra ConVida conta com apoio da Administração do Plano Piloto e da Secretaria de Educação do DF, que pretendem expandir a ideia para outras áreas de Brasília.
Parceria estabelecida com o Sesc irá possibilitar o desenvolvimento de uma agenda de ações culturais, de recreação e esportivas. Estão previstas, também, a realização de bazares e feiras de produtos orgânicos e a criação de uma praça de leitura com instalação de estantes de livros e rede Wi-Fi pública perto das escolas da quadra.
A proposta de aproximação com a comunidade local começou justamente nas escolas (a Escola Classe e o Jardim de Infância da 302 Norte). A 4ª Secretaria da Câmara conseguiu a doação de 25 computadores e de quatro mesas educacionais que com tecnologia interativa para as crianças aprenderem brincando. Além disso, os estudantes contarão com material pedagógico (livros, jogos e portal de ensino) para se conectarem com o que há de mais moderno em tecnologia da educação.
A convite do deputado Alex Canziani, presidente da Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional, o cartunista Ziraldo levará a essas escolas o seu projeto de estímulo à leitura, em que as crianças participam da confecção de um livro coletivo.
Quadra sustentável
O Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara (EcoCâmara) promoveu treinamento de coleta seletiva dirigido a porteiros, serventes e garagistas diretamente responsáveis pelo descarte dos resíduos de residências e de blocos de apartamentos da superquadra. Ao mesmo tempo, estão sendo implementados sistemas de reuso de águas cinzas e modernização dos sistemas de iluminação das áreas comuns.
Quadras-parque
O projeto Quadra ConVida tem como objetivo resgatar os princípios que nortearam Lúcio Costa no desenvolvimento do plano urbanístico do Plano Piloto, em especial o conceito das superquadras residenciais, inspiradas nos valores essenciais ao bem-estar coletivo. Segundo o arquiteto, Brasília foi concebida como uma cidade-parque na qual os laços comunitários seriam fortalecidos e o homem e a natureza conviveriam de forma harmoniosa e complementar.
“Brasília é hoje uma cidade modernista cercada de condomínios fechados”, avalia o deputado Alex Canziani ao descrever o desafio da proposta.
Da Redação