Cidades e transportes

Comissão cria grupo de trabalho sobre enchentes em Rondônia e Acre

12/03/2014 - 19:12  

Sérgio Vale/Agencia de Notícias do Acre
Cidades - catástrofes - Enchente - Cheia do Rio Madeira em Porto Velho, Rondônia.
O rio Madeira transborda e chega à estrada. 

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia vai criar um grupo de trabalho para acompanhar a situação de estado de emergência decretado em fevereiro nos estados de Rondônia e Acre, em decorrência dos alagamentos causados pelas cheias dos rios.

A deputada Marinha Raupp (PMDB-RO), que solicitou a criação do grupo, ressaltou que milhares de famílias estão desalojadas nos dois estados e que o Rio Madeira já ultrapassou a cota de 18,46 metros. A última grande enchente ocorrida no estado foi em 1987, quando o rio subiu 17,52 metros.

Isolamento
Marinha Raupp acrescenta que a situação dos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, no seu estado é uma das mais alarmantes, já que a interdição da BR 425 deixou os municípios isolados.

O mesmo ocorre com o Acre, que se encontra isolado pela interdição da BR 364 devido ao alagamento da pista pelas cheias dos rios. “Dessa forma, o estado do Acre encontra hoje sérios riscos de ficar desabastecido”, assinalou a deputada.

Além da deputada, o grupo, aprvado nesta quarta-feira (12), será formado pelos deputados Anselmo de Jesus (PT-RO), Gladson Cameli (PP-AC), Moreira Mendes (PSD-RO) e Taumaturgo Lima (PT-AC).

A Câmara dos Deputados já criou uma comissão externa destinada a avaliar as causas da enchente do Rio Madeira e acompanhar as ações empreendidas pelo governo federal, pelo estado de Rondônia e prefeituras das cidades da região amazônica atingida, composta pelas bancadas dos deputados dos estados de Rondônia e Acre.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.