Direito e Justiça

Profissão de paralegal poderá ser regulamentada

34 Comentários Anteriores

  • Escrito por: Milton Alves

    14/01/2014, 20h57

    Se já cursou a Faculdade e recebeu o Diploma, já é de Advogado é está pronto para o mercado de trabalho. Tem que acabar com este exame para advogados.

  • Escrito por: ALMIR PINA

    15/01/2014, 10h58

    O PL é um remendo para tapar buraco, uma solução conciliatória que transforma o bacharel em Direito em um estagiário por tempo indeterminado. Sei que a intenção do legislador não é de todo ruim, mas a medida aumentará o estoque de mão de obra a ser explorada por alguns escritórios de advocacia e demais entes do mundo jurídico. Como o país não é sério e autoriza a abertura de cursos de Direito em cada esquina para atender ao “mercado” e aos mercadores, temos pessoas sem a habilitação mínima para o exercício da atividade jurídica. Nesse cenário o exame de ordem

  • Escrito por: LUIZ GONZAGA

    15/01/2014, 18h15

    Antes de mais nada não é criando a figura do paralegal, que a OAB acredita estar encerrando a polêmica acerca do exame de ordem. Passei em 1ª fase e na 2ª fase fui torpedeado por uma banca examinadora no mínimo mal intencionada, preservadora de mercado, mal preparada, pois em área de direito tributário de que adianta o CTN se a banca firma posição contrária e, em ato seguinte corrige minha petição mas ignora os artigos inerentes ao solicitado em questão.

  • Escrito por: Jose Sergio

    17/01/2014, 10h20

    Nada disto terá eficácia ao exercício profissional terá sempre um remendo remendando outro meio de a OAB fazer reserva de mercado, FIM DO EXAME CRIMINOSO e ponto final chega engordar uma entidade que arrecada milhões e não se importa em dar satisfação a verbas arrecadadas ao TCU, como poderemos ter uma profissão honrosa se a OAB tem um vicio nas declarações e nos exames bombardeando o examinando, no intuito de ser mais um no próximo certame

  • Escrito por: Milton Daudt

    17/01/2014, 14h11

    Absurdo! Essa proposta não modificará em nada a situação vexatória que vive os Bacharéis em Direito (Advogados qualificados e não inscritos), que após cursarem cinco anos na universidade ( muitos com pós graduações em diversas áreas) são impedidos de desempenharem a profissão escolhida. V e r g o n h a !

  • Escrito por: regina

    17/01/2014, 20h38

    vixiii amigo forçou a barra né, nos queremos o fim do exame não precisamos viver de esmolas desta OAB, já fizemos nossa parte, já fomos aprovados quando terminamos nossa faculdade, MEC(ESTADO)já nos aprovou, agora queremos trabalhar, nada de ficar mendigando pão. Se queres mesmo nos ajudar faça uma lei que acabe com esta palhaçada. Obrigado pela intenção mas eu não quero isto para mim, vou viver manipulada? ou sendo escrava de advogados ? chega já fiz dois anos de estagio com carteira desta sui generis, e voltei a estaca zero..

  • Escrito por: Marcos Antonio Bento Gonçalves

    17/01/2014, 22h38

    Bem trata-se de um engodo, para amenizar a injustiça de impedir os bacharéis de direito de exercer a profissão, garantida pela Constituição que a OAB desrespeita em nome do monopólio da profissão, infelizmente fazer parte da OAB deveria ser uma questão de orgulho e opção e não uma obrigação imposta para controlar o mercado de trabalho.

  • Escrito por: wilson renato

    18/01/2014, 09h55

    eu acho que todas as pessoas para exercerem qualquer atividade que exija o conhecimento do direito devem sim passar pela OAB, senão não tem sentido a OAB, quando não passão na prova da OAB não se sindicalizam e depois temos esses maus delegados (que autorizam torturas), maus profissionais nos órgãos dos estados como na receita federal estadual etc ... sem compromisso com o aprendizado. eu ainda acho que deveria ser mais rígido ainda. o direito é fundamental numa democracia.

  • Escrito por: Cleber Egidio Lopes

    18/01/2014, 17h37

    Criando a figura do paralegal,deveriam também regulamentar outro tipo de conhecedor do direito,que é o rabula,que nunca fequentou a faculdade POR FALTA DE VERBA OU TEMPO OU OUTRO PROBLEMA QUALQUER,e apesar disso é notório conhecedor do direito ,penal, criminal,civel, processual,tributario,administrativo,desportivo,politico...enfim porque não aproveitar esses elementos para defenderem a sociedade,ao invés de ignora-los,somos um pais carente de profissionais competentes

  • Escrito por: Danilo Belvedere - SP

    19/01/2014, 17h07

    Exame da OAB, os deputados, senadores e a Dilma sabem o que deve ser feito. Os Bachareis sao formadores de opiniao [familiares e amigos]. Pensem como nossos politicos: se Bacharel nao e "nada", tambem nao deve ser eleitor. Logo, se todas as vitimas [diretas e indiretas] da OAB, dos parlamentares e da Dilma se unirem em periodo de eleiçoes e votarem NULO ou em BRANCO, o Exame sera aplicado pelo MEC e as contas da OAB sera fiscalizada pelo TCU...Se for pertinente, copie e divulgue...Sua melhor arma e o voto nulo na URNA.

  • Escrito por: Danilo Belvedere - SP

    19/01/2014, 17h20

    Tem que pensar assim: se Bacharel nao e nada, entao tambem nao vota. Bacharel e formador de opiniao, mobilizem-se com seus familiares e amigos e nas eleicoes votem em branco ou nulo. Todo Bacharel e vitima da OAB, dos Deputados, dos Senadores e da Presidenta Dilma. Todos esses sabem o que deve ser feito, mas.....Seu voto em branco nas urnas, fara o Exame da OAB ser extinto ou aplicado pelo MEC. Divulgue essa ideia se for pertinente.

  • Escrito por: Valdenor Lucas

    20/01/2014, 17h00

    Cumprimento o Ilustríssimo Deputado na pessoa de representante público desta nação. Deputado, a muito tempo acompanho a cachoeira de projetos de lei que esta casa se cria, esgotando o judiciário com projetos desnecessários e esdrúxulos, porém, desta vez me retenho em carisma e orgulho ao ver alguém trabalhando por uma classe pouco aproveitada. Esse projeto é deveras fundamental para a promoção de mão de obra judiciária, para formação de pessoas e carreiras. Parabéns

  • Escrito por: Joice Cristina Alves

    22/01/2014, 13h40

    Vejo com bons olhos o que pretende o projeto, já que na prática os Bachareis em Direito já exercem funções em escritórios e repartições, então que ao mesmo tempo sejam também submetidos à fiscalização da OAB. Não precisa se ir longe para ver bacharéis militando nos fóruns e escritórios, sob responsabilidade de advogados. Entretanto, por não terem inscrições na OAB são tratados como "Quase nada", não podem ser agraciados ou punidos no exercício profissional.

  • Escrito por: marcos

    24/01/2014, 11h42

    obrigado ! Deputado e a todos que estão lutando pelos baichareis.

  • Escrito por: CÍCERO TAVARES DE MELO

    15/05/2014, 15h06

    De todas as propostas apresentadas sobre o fim do exame da ordem, essa foi a mais sensata, a mais coerente. Ela não tem a pretensão de por fim ao exame, mas de manter o bacharel de direito legitimado a exercer a profissão mesmo limitadamente e com o acompanhamento de um profissional já habilitada, praticando todos os atos de estagiários, como sói acontece nos EUA. É uma maneira de mantê-los ativo, atuando e aprendendo! Só tenho uma observação a fazer sobre o PL: Por que não incluir um incisO autorizando o bacharel acompanhar o demandante no JECRIM, nas causas de valores inferiores a 20 S.Ms?

  • Escrito por: Carlos Antonio Pereir

    09/06/2014, 22h05

    È uma matéria a ser apreciada com muito empenho,se eu for apresentar os processos que acompanhei e instruções que dei a advogados, que se quer sabiam onde impetrar um mandado de segurança, quando se trata de Universidade Publica, e o mais grave ouvir de advogado que esta aguardando a liminar a esfera estadual, quando sabemos que que as universidades tem tutela Federal. Agora um advogado dizer que vai pedir uma opinião ao magistrado é o fim do mundo. Enfim sem contar que até hoje procuro uma explicação, para Os embargos a execução com seu prazo INTEMPESTIVOS,julgado procedente foi demais.

  • Escrito por: david jorge pereira dos santos

    16/06/2014, 15h10

    Louvável o referido PROJETO DE LEI. Só espero, que não encalhe no limbo da burocracia e nas teias ardilosas dos interesses do CONSELHO FEDERAL DA OAB. Espero que justiça seja feita a esta classe....

  • Escrito por: ELAINE APARECIDA DA SILVA SANTOS

    18/06/2014, 13h56

    PARABÉNS DEPUTADO PELA INICIATIVA TOMADA. NÃO SOU BACHAREL EM DIREITO, MAIS TAMBÉM NÃO CONCORDO COM O IMPEDIMENTO IMPOSTO PELA OAB AOS QUE DESEJAM EXERCER A PROFISSÃO DE ADVOGADO. PENSO QUE O PROJETO PROPOSTO, NÃO VENHA RESOLVER O PROBLEMA, MAIS PELOS MENOS PERMITIRÁ QUE VÁRIOS BACHARÉIS NESTAS CONDIÇÕES, POSSAM TRABALHAR COM DIGNIDADE. PARABÉNS MAIS UMA VEZ....

  • Escrito por: Marcos Antonio Bento Gonçalves

    21/06/2014, 14h06

    Primeiramente quero parabenizar Vossa Excelência pelo projeto paralegal, uma iniciativa que merece o respeito de todos os bacharéis em Direito, que se formam e não podem exercer a profissão que escolheram, contudo com e devido e merecido respeito a Vossa Excelência, o doutor Deputado tem que tentar impedir a aprovação do seu projeto com a emenda do Ilustre Deputado Fabio Trad, pois essa emenda descaracteriza toda a PL, uma vez que cria uma aberração, o estagiário bacharel em direito, denominado paralegal com limite de tempo de atuação. Bem essa emenda nada contribui com o bacharel.

  • Escrito por: david jorge pereira dos santos

    25/06/2014, 19h46

    É absurdo o comportamento do nobre relator Dep. Fábio Trad que descaracteriza in totum o projeto 5749/13. Na verdade, o estagiário deixa de ser estagiário para ser paralegal. Que falta de respeito com o cidadão de bem....

  • Escrito por: Roberto Pina

    29/07/2014, 18h09

    É vergonhoso cursar cinco anos de faculdade de Direito e quando termina não passa de um MERO BACHAREL em DIREITO ou seja é visto como um nada.Concordo absolutamente com ALMIR PINA | 15/01/2014 Como o país não é sério e autoriza a abertura de cursos de Direito em cada esquina para atender ao “mercado” e aos mercadores, temos pessoas sem a habilitação mínima para o exercício da atividade jurídica. Nesse cenário o exame de ordem, valeu ALMIR PINA mandou bem.

  • Escrito por: Jeferson Parada

    06/08/2014, 19h36

    Boa noite ao Ilustríssimo Deputado e a todos que estão lendo meu comentário. Sou bacharel em direito e ainda não tive êxito no exame da OAB, e infelizmente NÃO posso atuar na área que eu escolhi e estudei durante 5 anos. Com essa proposta vou poder atuar, mas provavelmente com um salário irrisório. O certo, no meu ponto de vista, é regularizar a profissão do Bacharel em Direito, mas com um Piso Salarial razoável e com mais liberdade que os estagiários, podendo atuar independente do advogado em certos casos que não prejudique seu cliente. Só quero poder TRABALHAR. ESPERO QUE ALGUÉM LEIA ISSO.

  • Escrito por: Flávia

    07/08/2014, 12h24

    Olá Senhor Deputado. Fui aprovada recentemente no exame da OAB.Sou contra o exame, entretanto, que fique bem claro que a culpa de ter um exercito de bachareis no Brasil não é culpa da OAB, mas sim, deste governo omisso. Nos Estados Unidos existem paralegais porque é muito dificil ingressar nas universidades. Aqui, a realidade não é a mesma! Qualquer um que pagar a matricula pode estudar direito. Cabe ao governo fiscalizar essas universidades que realizam essa prática a fim de selecionar quem é mais capacitado. Prejudicar os recém formados que vão ter que competir com mão de obra é comodo!

  • Escrito por: Ronaldo Batista da silva

    07/08/2014, 13h07

    Deputado, se o egresso não consegue passar numa prova que exige apenas o elementar para o exercício da advocacia ele deve é ser preparar melhor. A comparação como os EUA é absurda, pois lá impera um absurdo mercantilismo nessa área. tenho uma proposta ao Senhor, faça um projeto para que haja concurso transparente e proibição de nepotismo no STJD.

  • Escrito por: CRISTIANO

    08/08/2014, 13h33

    Sou aprovado no exame de ordem e a favor, deveria ser assim em todas as profissôes. com relação às instituições também discordo, porque o que mais vemos são alunos colando nas provas e sem a responsabilidade de estudar, depois, quando tomam o choque no exame, percebem que ficaram 05 anos bagunçando na faculdade. Quem estuda o mínimo passa no exame, basta ver as perguntas que são feitas. por isso vemos advogados, que sequer sabem fazer um HC. Mas depois, a prova é dificil. vão estudar. sou casado, dois filhos, um autista, trabalho de dia e estudo a noite em faculdade acertei 68 na última prova

  • Escrito por: Marcos Antonio

    08/08/2014, 20h07

    Bem lamentável a aprovação da PL do paralegal com as emendas do deputado Fabio Trad, bem como já era esperado o lobby do sindicato que detém monopólio da profissão saiu vitorioso, uma vez que as emendas do Dep. Fabio Trad descaracterizou todo o projeto do Dep. Sergio Zveiter, e tais emendas nada contribui com os bacharéis em direito, então basta uma simples analise e percebe-se que não se criou uma profissão, se criou a figura do bacharel estagiário de outro bacharel, mais uma aberração jurídica, e pior com tempo de duração do exercício da profissão (sic), mas profissão tem tempo de duração?

  • Escrito por: ivan pedro silva

    09/08/2014, 23h09

    PARABÉNS DEPUTADO. TO DO SEU LADO SEMPRE. VC É O CARA, VÉI! DEIXA QUEM QUISER FALAR MAL. ATÉ UM RELÓGIO QUEBRADO UMA VEZ POR DIA TA CERTO. VC PROCURA INCLUIR OS EXCLUÍDOS, PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  • Escrito por: Aktielle Lacerda Damacena Franco

    11/08/2014, 16h23

    Após passar cinco anos em uma instituição de ensino, aquele que não consegue ser aprovado no exame de ordem não deve culpar a instituição pela sua reprovação, muito menos chamá-la de estelionatária. A única solução é estudar mais.

  • Escrito por: Valentina Mastroiani

    04/09/2014, 08h39

    PARABENIZO O DEPUTADO pelo brilhante projeto, embora tenha já alcançado êxito no exame da Ordem, a OAB é uma máfia nos cobra uma anuidade exorbitante, infelizmente foram autorizados vários cursos de Direito no País, o que fez com que crescesse demasiadamente o número de Bacharéis em Direito. No meu Estado mesmo é um absurdo os "APADRIAMENTOS" para bacharéis desqualificados porém são filhos de deputados, magistrados, desembargadores dentre outro, portanto penso nos meus colegas que ainda não passaram numa prova ridícula da OAB que SUBSTIMA A CAPACIDADE DE MUITOS.

  • Escrito por: Marcos da Conceição Coelho.

    05/09/2014, 16h14

    Essa proposta é ótima.(Deus é fiel) Fiz a faculdade de direito com maior sacrifício,trabalhava como vigilante à noite e penei para pagar, gastei +ou- 40 mil pensando ter um futuro melhor e ser reconhecido,porém Estou desenpregado sem direção se não tivesse Deus na minha vida o que seria de mim.Agradeço a Todos que estão lutando por nós.

  • Escrito por: Welson Nelson da Costa

    10/09/2015, 15h16

    Entendo que o exame da Ordem seria de fato desnecessário. Concordo com o ilustre Esperidião Amin, afinal a OAB deveria resolver esse problema e mudar o seu Estatuto. O estudante do Direito tem objetivo claro e definido em ser Advogado, sendo ele advogado ou apenas mero bacharel do direito, nada impede que ele venha atuar no administrativo Entendo que o exame da Ordem seria desnecessário, afinal a OAB deveria resolver mudar o seu Estatuto. O estudante do Direito tem objetivo claro e definido. Sendo ele formado/ bacharel, o que impede a sua atuação no administrativo de escritório advocacia?

  • Escrito por: Welson Nelson da Costa

    10/09/2015, 15h21

    Sou paralegal desde 1999 e de 2009 para cá tenho prestado serviços de assessoria para escritórios de contabilidades e de advogados, além de empresas, sempre realizando, diligências e procedimentos burocráticos na legalização documentos e de empresas perante órgãos públicos ou autarquias, fóruns, cartórios e etc.

  • Escrito por: Welson Nelson da Costa

    10/09/2015, 15h22

    Não somos consultoria, somos assessoria. Nunca damos consultas, não assinamos petições aos tribunais, afinal algumas tarefas dessa natureza os estagiários já fazem. Portanto, não concordo com o texto da PL5.749/13 em cria a carreira dos paralegais, profissionais para atuar sob responsabilidade de um advogado, porém na área jurídica.

  • Escrito por: Welson Nelson da Costa

    10/09/2015, 15h24

    O paralegal é um suporte, um auxiliar, um apoio, não um advogado. O paralegal seria o mesmo que comparar a um Paramédico, que este não é médico, porém não poderá diagnosticar ou prescrever consulta. Executamos serviços de buscas, pesquisas, consultas, levantamentos de certidões para aquisições de empresas, para incorporações societárias e imobiliárias ou até mesmo certidões para relaxamento de prisão, porém nunca poderia atuar como advogado.