Direito e Justiça

Policial federal pede que Ministério Público se aproxime dos investigadores

23/10/2013 - 19:16   •   Atualizado em 24/10/2013 - 12:50

O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal, Flávio Werneck Meneguelli, elogiou o fato de a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado ter oferecido espaço para os policiais federais participarem do debate sobre o Projeto de Lei 5776/13, que pretende regulamentar a investigação criminal no Brasil. “Destaco esse fato porque o mesmo não ocorreu quando da discussão da PEC 37”, disse, durante exposição em audiência pública encerrada há pouco.

Meneguelli disse que a construção da prova na investigação criminal é o resultado de um trabalho. “Nós temos que aproximar o Ministério Público dos investigadores, tal qual já ocorre em países como EUA e Chile. Nossos índices de persecução penal são risíveis”, destacou ele, citando que, atualmente, de 100 inquéritos realizados, apenas 4 viram denúncia.

Por fim, Meneguelli denunciou o que chamou de “usurpação de propriedade imaterial”, relatando casos na Polícia Civil e na Polícia Federal em que delegados, indevidamente, apenas assinam relatórios finais de investigações produzidas pelos policiais. Ele defende que haja previsão legal para acabar com essa prática.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.