João Paulo recebe José Rainha e Diolinda

25/11/2003 - 15:09  

O presidente João Paulo Cunha recebeu há pouco um dos líderes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, José Rainha Júnior, a esposa, Diolinda, outros integrantes do MST, além do senador Eduardo Suplicy (PL-SP) e do deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), que foi o advogado de defesa de Rainha.
O líder do MST disse acreditar no sucesso do acordo fechado com o Governo para evitar novas invasões de terras. Rainha também elogiou o plano de metas do Governo para a reforma agrária. Segundo ele, é preciso avançar na prática, em vez de ficar discutindo. Para Rainha, o Governo tem demonstrado vontade política de fazer a Reforma Agrária.

SOLIDARIEDADE
Ao sair da audiência, José Rainha afirmou que veio agradecer a solidariedade do presidente João Paulo e dos demais deputados aos presos políticos do MST. "Sem essa solidariedade, certamente a decisão da Justiça ia demorar um pouco mais. Este país precisa fazer a reforma agrária e reconhecer que o militante de movimento social não é bandido, não é ladrão. Somos pessoas dignas, assim reconheceram o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal de São Paulo", afirmou Rainha.
No último dia 12 de novembro, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça acolheu o pedido de liberdade feito pela defesa de José Rainha. Ele estava preso desde 30 de julho, na Unidade Penitenciária I de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. Com a decisão do STJ, o líder do MST pode recorrer em liberdade da sentença que o condenou a dois anos e oito meses de prisão, com base no artigo 594 do Código de Processo Penal.

Reportagem - Adriana Romeo
Edição - Luiz Claudio Pinheiro

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 318.7423
Fax. (61) 318.2390
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.