Direito e Justiça

CCJ recebe projeto popular que proíbe doação de empresas para campanhas

Presidente da comissão diz que vai entregar o texto à Mesa Diretora ainda hoje.

13/08/2013 - 17:50   •   Atualizado em 13/08/2013 - 17:57

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e o juiz Marlon Reis, representante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), entregaram há pouco ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado Décio Lima (PT-SC), uma proposta de iniciativa popular com novas regras eleitorais que poderiam ser aplicadas já em 2014.

Lima afirmou que, enquanto o texto não consegue o número de assinaturas necessárias, a CCJ encampará o projeto. A ideia é entregá-lo ainda hoje à Mesa Diretora, a fim de acelerar sua tramitação na Casa.

Doação para campanhas
Entre outros pontos, o texto, que conta com o apoio de mais de 100 entidades da sociedade civil, proíbe a doação de empresas para campanhas e limita em R$ 700 o valor que pode ser doado pelos cidadãos, como pessoas físicas.

Os juristas argumentam que, como o projeto não mexe em dispositivos constitucionais, as normas poderão valer nas eleições do ano que vem. De acordo com a Constituição, mudanças na legislação eleitoral precisam ser aprovadas um ano antes do pleito.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.