Deputado defende medidas para evitar tragédias como a de Santa Maria
28/01/2013 - 12:36

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) defendeu nesta segunda-feira (28) a adoção de medidas para evitar tragédias como a que ocorreu na madrugada de domingo em Santa Maria, onde pelo menos 230 pessoas morreram durante incêndio em uma boate.
“O que aconteceu em Santa Maria poderia ter acontecido em muitas cidades do País que têm as mesmas precariedades no cumprimento das normas de segurança para esses estabelecimentos”, disse Pimenta, que é de Santa Maria e está no Rio Grande do Sul para acompanhar o caso. “O que ocorreu não é uma coisa natural ou aceitável”, afirmou.
O deputado disse que conversaria ainda hoje com o presidente da Câmara, Marco Maia, para discutir possíveis alterações na legislação relacionadas a controle e prevenção a incêndios. Diversos projetos tramitam na Câmara sobre o assunto (entre eles, os PLs 2020/07, 7085/10 e 3507/12).
“[Essa tragédia] provoca em todos nós uma sensação de insegurança, de impotência, de receio, de que isso que aconteceu possa se repetir em outros locais”, disse Pimenta.
Para o deputado, também é necessário haver uma “profunda investigação” sobre a tragédia e apuração das responsabilidades. “São vários os indícios de que ocorreu uma sucessão de falhas e erros”, afirmou.
Hospitais
Paulo Pimenta acompanhou nesta manhã um velório coletivo das vítimas em Santa Maria. Depois, seguiu para Porto Alegre, junto com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para visitar o Hospital Cristo Redentor, que recebeu cerca de 40 pacientes de Santa Maria com queimaduras graves ou quadro agudo de intoxicação.
O deputado informou que 80 pacientes continuam internados em hospitais de Santa Maria, mas metade deles será transferida ainda hoje para Porto Alegre, especialmente os que estão com respiradores. Pimenta disse que há uma preocupação quanto a possível agravamento dos casos de intoxicação por fumaça.
Universitários
O parlamentar lembrou que mais de 100 jovens que morreram no incêndio eram estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição onde Pimenta estudou Agronomia. Esse curso era um dos que promoviam a festa.
Pimenta ressaltou que a UFSM foi a primeira universidade federal fora das capitais e, até hoje, recebe muitos alunos de fora da cidade. Por causa disso, muitas vítimas eram de diferentes localidades. “Neste momento, cerca de 40 cidades velam seus jovens”, disse.
Ele afirmou que, entre os mortos no incêndio, está uma sobrinha do deputado Pedro Uczai (PT-SC). Ela residia em um município da região de Chapecó (SC).
“Não há avaliação clara da dimensão psicológica e emocional do que ocorreu”, declarou Pimenta.
O deputado agradeceu, no entanto, pelas manifestações de solidariedade que estão sendo enviadas de todo o Brasil. “Isso é muito importante para as famílias, para todos que estão lá [em Santa Maria], ainda um pouco desorientados. Toda a palavra de carinho e de conforto é muito importante.”
Da Redação
Com informações da Rádio Câmara